sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

As curiosidades e os riscos de Beirute

Adicionar legenda
A brutal guerra que tem destruido a Síria e o Iraque, que se anuncia poder ter amanhã um cessar-fogo, passa pelas grandes capitais mundiais mas, também, em menor escala, por outras cidades da região. Uma dessas cidades é Beirute, a capital do Líbano. Beirute fica apenas a 85 quilómetros de Damasco, a capital da Síria, enquanto a destruida cidade de Homs, que foi a terceira maior cidade síria e “berço” da rebelião que conduziu à guerra, está apenas a 40 quilómetros da fronteira libanesa.
O Líbano é um país com uma economia e uma cultura muito abertas, que depende em larga escala do comércio com os seus vizinhos e das remessas dos seus emigrantes no Golfo e em Israel. Assim, o Líbano sofre muito com a guerra ali ao lado, para além de ter os seus próprios problemas, desde as sequelas das guerras civis de 1982 e 2006, até à existência no seu território do partido Hezbollah, classificado como terrorista, que está envolvido na guerra da Síria.
Provavelmente, a melhor informação sobre o que se passa na região é de origem libanesa, pois estará muito menos condicionada do que a informação produzida e veiculada pela generalidade dos intervenientes na guerra. O jornal diário الأخبار ou al-akhbar, tem uma edição online em inglês, que informa sobre as vissicitudes da guerra, os refugiados que estão por todo o território libanês, as ameaças sauditas contra os seus emigrantes, as atrocidades da Frente Al-Nusra, a filial síria da Al-Qaeda, entre outras informações. Porém, na edição de hoje o jornal não destaca as desgraças da guerra, mas tão só o risco dos cafés, das esplanadas e dos restaurantes que podem ser perigosos para a saúde, pois lançam açucar no sangue, isto é, “vendem diabetes”. Curiosamente, trata-se da notícia de primeira página do al-akhbar e é ilustrada com uma imagem do café COSTA, um dos mais famosos franchising de café do mundo. Grande trademark!