sábado, 7 de março de 2020

O surto do Covid-19 já se tornou global


Na passada semana a revista The Economist destacava na sua capa que o surto do novo coronavírus estava a tornar-se global, mas uma semana depois começa a poder afirmar-se que a epidemia já é global porque, segundo as últimas notícias, estão infectadas mais de cem mil pessoas, das quais 3.459 já morreram em 92 países, sobretudo na China, Coreia do Sul, Japão, Irão e Itália. O nervosismo instalou-se no mundo e em alguns casos já derivou para o pânico, porque embora as autoridades procurem serenar as populações, a indústria da informação e os seus agentes não resistem a esta oportunidade de sensacionalismo e, objectivamente, tudo fazem para as alarmar.
As medidas anunciadas pelos governos começam a ser drásticas e estão a afectar a tranquilidade e o modo de vida das pessoas, enquanto os efeitos desta situação sobre a economia já são muito perturbadores, com a brutal quebra do turismo, a redução da oferta no transporte aéreo, a queda da bolsa e da cotação do petróleo, o cancelamento de eventos desportivos e culturais. Os efeitos psicológicos do Covid-19 estão a ser devastadores e, como é evidente, mesmo que a sua agressividade se atenue rapidamente, o que até agora já aconteceu vai ter repercussões na economia mundial e a recuperação da confiança e da actividade económica vão demorar.  
Em Portugal o surto parece limitado por agora e as medidas adoptadas têm sido as que a OMS recomenda e que não têm diferido das que têm sido tomadas pelos seus parceiros europeus, embora haja um grande sensacionalismo da comunicação social, com alguns exageros e até alguma ansiedade por parte dos jornalistas estagiários do costume que, com toda a diligência, procuravam noticiar em primeira mão a detecção do primeiro caso positivo de infecção com o Covid-19.
Esta gente bem precisava de aprender a dar as notícias ou informar com exactidão e verdade, sem o sensacionalismo emocional com que nos assaltam e incomodam, até porque o assunto é demasiado importante para ser tratado por amadores.