quinta-feira, 13 de maio de 2021

Já mexe a corrida presidencial no Brasil

O jornal Folha de S. Paulo publicou na sua edição de hoje a primeira sondagem relativa às eleições presidenciais brasileiras que se realizarão em 2022, quando são decorridos cerca de dois meses desde que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou os seus direitos políticos e pode candidatar-se à Presidência da República Federativa do Brasil. O resultado é surpreendente e revela o estado de cansaço político e de angústia social a que chegaram os brasileiros. Assim, segundo a sondagem, na corrida eleitoral para a presidência em 2022, o ex-presidente Lula da Silva recolhe 41% das intenções de voto, enquanto o actual presidente Jair Bolsonaro se fica por 23%, isto é, há 18 pontos percentuais de diferença entre eles. Outros possíveis candidatos como os ex-ministros Sérgio Moro e Ciro Gomes recolhem 7% e 6% das intenções de voto. A sondagem também avaliou as intenções de voto numa segunda volta e verificou que Lula da Silva derrota todos os outros candidatos, vencendo Bolsonaro por 55% a 32%.
A mesma sondagem mostra que Bolsonaro tem o mais baixo nível de apoio desde que assumiu a presidência em 2019 e, actualmente, apenas 24% dos brasileiros acha que o seu governo é bom ou óptimo. “Há quase 30 meses no posto, ele tem menos apoio do que Dilma Rousseff, Lula, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco em momento similar”, salienta a Folha de S. Paulo.
Ainda falta muito tempo e por agora estamos apenas com sondagens, mas parece que estão abertas boas perspectivas para que o Brasil possa escolher um novo presidente que prestigie o país junto da comunidade internacional e promova políticas que melhorem a vida dos brasileiros.  A sondagem foi feita pela prestigiada Datafolha, um instituto de pesquisas privado que realiza estudos estatísticos, de opinião e de mercado, bem como sondagens eleitorais, pelo que a sondagem agora conhecida tem toda a credibilidade.