domingo, 24 de março de 2024

Os franceses e o seu forte "apelo do mar"

Na comuna francesa de La Ciotat, localizada na costa mediterrânica entre Toulon e Marselha, está a realizar-se o seu importante salão náutico que sempre desperta o interesse das populações da Provença e ao qual o jornal La Provence, que se publica na cidade francesa de Marselha, dedica uma interessante reportagem na sua última edição.
Essa reportagem que o jornal intitulou “l’appel du large” e que ilustrou com uma sugestiva fotografia de uma regata com várias embarcações de vela, afirma que “o interesse dos provençais pelo mar continua inabalável”.
O jornal apresenta vários tipos de embarcações destinadas à prática da navegação de recreio, mas reconhece que a compra e a manutenção de um qualquer veleiro “é um luxo para muitos velejadores”, pelo que o aluguer de embarcações, sob diversos tipos de contrato, se tornou uma moda nos portos de recreio franceses. Por isso, o salão náutico de La Ciotat, atrai milhares de franceses entusiastas da vela que procuram assegurar atempadamente e a melhor preço, o aluguer das embarcações com que esperam navegar nos meses de Verão. Na costa atlântica e em especial nos portos de La Rochelle, Saint Malo, Cherbourg, Carcassone, entre outros, também a procura de embarcações para alugar é cada vez mais a solução daqueles que sentem “o apelo do mar”.
Curiosamente, o aluguer de embarcações de recreio também já entrou nos hábitos de alguns portugueses, embora muitas vezes esse aluguer não signifique que o objectivo seja a prática desportiva da vela porque, muitas vezes, se trata apenas de um acto de exibicionismo social e uma pretensa afirmação de estatuto económico.