segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Futebol feminino em alta de entusiasmo

A fase final do UEFA Women’s Euro, ou Campeonato Europeu de Futebol Feminino, disputou-se na Inglaterra entre os dias 6 e 31 de Julho e teve a participação de 16 equipas, entre as quais Portugal.
Nos doze campeonatos anteriores a Alemanha tinha sido a grande triunfadora com oito vitórias, seguindo-se a Noruega com duas vitórias e a Suécia e os Países Baixos com uma vitória cada. Tal como acontecera em 2017, a grande favorita que era a Alemanha voltou a não ganhar. No jogo da final disputado em Londres, após prolongamento, a Inglaterra bateu a Alemanha por 2-1 e foi o delírio no estádio de Wembley, onde 87.192 pessoas assistiam ao jogo. Nunca uma final masculina ou feminina destes campeonatos tinha tido tantos espectadores e, como reflexo desse enorme entusiasmo, toda a imprensa britânica também se entusiasmou com o êxito desportivo da equipa inglesa e publicou nas suas primeiras páginas a fotografia dos festejos das novas campeãs europeias. O jornal The Guardian é apenas um dos jornais de referência ingleses que hoje se rendeu ao futebol feminino e esqueceu a guerra na Ucrânia, a crise política na Itália, a recessão nos Estados Unidos, a luta pela sucessão de Boris Johnson, o balanço da viagem do Papa ao Canadá, ou as alterações climáticas e os fogos florestais.
A equipa portuguesa teve um comportamento modesto e o melhor que conseguiu foi um empate com a equipa suiça, mas ao observarmos os resultados das 16 equipas participantes na fase final do UEFA Women’s Euro England 2022, verificamos que a Finlândia e a Irlanda do Norte só tiveram derrotas e que, tal como a equipa portuguesa, também a Itália e a Suiça só conseguiram um empate.
Por isso, a equipa portuguesa ficou no pelotão da rectaguarda, mas não esteve só... e até jogou bem.