sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Alterações climáticas afectam Califórnia


A costa oeste dos Estados Unidos, em especial os estados de Oregon e da Califórnia, desde há várias semanas, que estão diante de um cenário de grandes incêndios florestais, que tem sido classificado como apocalíptico. Há extensas áreas florestais e urbanas que arderam, de que resultaram milhares de casas destruídas e muitos milhares de desalojados, sendo referido que estes incêndios são os mais graves de que há memória nestes estados. 
A Califórnia é o mais populoso estado americano, com uma superfície que é quase cinco vezes maior do que Portugal e estende-se por cerca de 1500 quilómetros da costa do oceano Pacífico. Até agora foram contabilizados quase oito mil incêndios e calcula-se que a área ardida atinja 12,5 mil quilómetros quadrados que corresponde aproximadamente ao triplo da área do Algarve. É uma área imensa que arde desde há várias semanas e são gigantescos os meios envolvidos no combate ao fogo. Os fumos emitidos cobrem quase todo o estado e, em muitos locais, a camada de fumo bloqueou a luz solar, tornando o céu completamente alaranjado ou vermelho, como aconteceu na área da cidade de Sacramento. O jornal Los Angeles Times publicou uma fotografia da Bidwell Bar Bridge, na orla do Lago Oroville, que se situa a cerca de cem quilómetros para norte da cidade de Sacramento, cercada pelo fogo e pelo fumo. 
A imprensa refere-se a esta calamidade e atribui-a às alterações climáticas e ao aquecimento global, mas as autoridades americanas parece que ainda não perceberam isso e Donald Trump até saiu do Acordo de Paris de 2015 sobre as emissões de gases estufa.