quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Adeus Cabul, com imagem para a História

Há fotografias que se tornam documentos únicos ou simbólicos de grandes acontecimentos e que ficam para a história, assim acontecendo com a imagem esverdeada e com pouca nitidez que hoje é publicada pelo jornal Le Monde, mas também por outros jornais de referência, em que o último soldado americano abandona Cabul. Trata-se do major-general Christopher Donahue de 52 anos de idade que comandava o 82nd Airbone Division e que foi fotografado por uma câmara de visão nocturna a entrar para o último C-17 que saiu de Cabul.
A imagem fixa um momento simbólico, em que é dada por terminada a tarefa de retirada do Afeganistão de todos os militares estrangeiros, bem como de cerca de oitenta mil civis, mas que representa também o fim da mais longa guerra em que os Estados Unidos se envolveram. Segundo foi relatado e as imagens televisivas mostraram, após a descolagem deste último C-17, houve celebrações no aeroporto de Cabul com tiros disparados para o ar e fogo-de-artifício em alguns pontos da cidade.
O mundo tem agora o Emirado Islâmico do Afeganistão, totalitário e teocrático, a dominar um imenso território com 587 mil quilómetros quadrados e cerca de 40 milhões de habitantes, enquanto por aqui se acotovelam e se empurram dezenas de comentadores para falar nas nossas televisões e para explicar o que se vai passar nos tempos que hão de vir.