domingo, 6 de dezembro de 2015

Um galeão para resgatar 300 anos depois

O Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos anunciou na passada sexta-feira que os restos do galeão espanhol San José tinham sido encontrados a cerca de 10 milhas do porto de Cartagena das Indias e ontem, numa conferência de imprensa na Base Naval de Cartagena, afirmou: “Estoy muy complacido como jefe de Estado de informar a los colombianos que sin lugar a dudas, sin ningún tipo de duda, hemos encontrado 307 años después de su hundimiento el galeón San José”.
O galeão San José, guarnecido por 60 canhões, foi afundado no dia 8 de Junho de 1708 por navios ingleses quando largava daquele porto em direcção a Espanha, com mais de seiscentos marinheiros a bordo e com um tesouro que incluia ouro do vice-reino de Nova Granada (hoje Colômbia), prata do Perú e pedras preciosas, além de muitos outros objectos religiosos. A partir da documentação coeva existente, foi estimado pelos arqueólogos marítimos colombianos que o valor da carga do San José estaria entre 5 e 10 mil milhões de dólares, caso fosse vendido a colecionadores. Porém, o Presidente Santos anunciou de imediato que os tesouros a resgatar seriam musealizados num edifício apropriado a construir na cidade de Cartagena. A imprensa colombiana destaca este acontecimento e o El Colombiano ilustra a sua primeira página com uma gravura do galeão.
A localização do navio naufragado foi feita em 1991 pela empresa americana Sea Search Armada e levantou-se então um conflito entre o Estado colombiano e a empresa que reclamava metade do valor do tesouro a resgatar. Porém, um tribunal americano já decidiu a favor do Estado colombiano com base na lei colombiana que regulamenta a propriedade do património cultural submerso e que estabelece mecanismos para o resgate das centenas de naufrágios históricos que se encontram em águas colombianas, entre os quais se incluia o galeão San José. A descoberta deste galeão é um grande acontecimento cultural para a Colômbia e os colombianos souberam proteger-se atempadamente dos caça-tesouros.