segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Muitos veleiros visitarão Lisboa

No próximo Verão irão decorrer o Campeonato Europeu de Futebol (de 8 de Junho a 1 de Julho) e os Jogos Olímpicos de Londres (de 27 de Julho a 12 de Agosto), o que certamente constituirá um aliciante programa televisivo para quem aprecia o desporto e as competições desportivas.
Porém, na mesma altura, o porto de Lisboa também acolherá dois grandes eventos náutico-desportivos, que irão atrair muito público nacional e estrangeiro às margens do estuário do Tejo, que aproveitará o encanto ribeirinho da cidade e as suas condições meteorológicas e logísticas.
No dia 31 de Maio termina no porto de Lisboa a 7ª etapa da Volvo Ocean Race 2011-2012, depois dos participantes completarem uma viagem de 3590 milhas desde Miami. Os participantes desta volta ao mundo para “ veleiros da fórmula 1” permanecerão alguns dias em Lisboa e, no dia 10 de Junho, partirão para a 8ª etapa da corrida que terminará em Lorient. Não há quaisquer veleiros portugueses em prova.
Algumas semanas depois, terminará em Lisboa a 1ª regata da Tall Ships Race 2012, organizada pela Sailing Training International, a qual ligará Saint Malo a Lisboa. Os 41 veleiros inscritos - entre os quais se incluem o navio-escola Sagres, os navios de treino de mar Creoula e Santa Maria Madalena e a caravela Vera Cruz - permanecerão no porto de Lisboa entre os dias 19 e 22 de Julho, seguindo depois para Cadiz.
O estuário do Tejo vai receber muitos veleiros e a cidade de Lisboa vai animar-se com estes acontecimentos náutico-desportivos.

Um português na elite da Fotografia

A fotografia ocupa cada vez mais um lugar de destaque no panorama da arte contemporânea e, tal como o vídeo, está hoje presente no acervo dos museus, ao lado do desenho, da pintura e da escultura.
Por isso, um prémio internacional de prestígio é um facto a destacar. Assim sucede com um fotógrafo português – Nuno Sá – que foi distinguido com um primeiro prémio no Epson World ShootOut, um concurso com características únicas que decorre em todo o mundo, para o qual foram seleccionadas 1556 imagens apresentadas por 226 fotógrafos de 27 países.
O concurso decorreu durante todo o mês de Agosto, período em que milhares de fotógrafos amadores e profissionais recolheram as imagens que submeteram à apreciação do júri, que decidiu atribuir o primeiro prémio da categoria “Grande Angular” à fotografia que mostra um tubarão azul junto ao banco submarino Condor, próximo da ilha do Faial, no mar dos Açores. Essa imagem do tubarão azul foi premiada com “um dos Óscares da fotografia de vida selvagem”, tem corrido mundo e tem sido publicada nas revistas da especialidade.
Nuno Sá que vive há vários anos nos Açores e é especializado em vida marinha selvagem, é considerado um dos melhores fotógrafos do mundo e este foi o terceiro prémio internacional de relevo conquistado este ano.