segunda-feira, 23 de março de 2020

Um equipa fiável e de gente de coragem

O diário desportivo espanhol Marca destaca na sua edição de hoje el equipo de todos, em que não aparecem quaisquer jogadores de futebol, mas em que estão presentes alguns dos profissionais que todos os dias estão na linha da frente para combater a pandemia do covid-19, para manter os serviços essenciais e para nos ajudar a ultrapassar a difícil situação em que nos encontramos, sobretudo na parte ocidental da Europa.
Lá estão os médicos e os enfermeiros, os bombeiros e os polícias, o pessoal de segurança e de limpeza, além de profissionais da recolha do lixo, dos supermercados, das gasolineiras, dos transportes públicos, das bancas de jornais, da agricultura e do abastecimento público. É muita gente e na sua actividade não há apenas profissionalismo, mas também muita solidariedade.  
Na situação de emergência em que nos encontramos, todos dependemos do trabalho e da dedicação desta equipa multidisciplinar e, sobretudo, da sua coragem e do seu profissionalismo, porque eles são realmente os pilares em que assenta o nosso quotidiano e a nossa vida, como agora vemos a cada momento.
A vida não pára e enquanto esperamos por melhores dias, todos temos um enorme dever de gratidão para com aqueles que, em circunstâncias muito difíceis e de grande risco, procuram dar algum sentido de normalidade ao quotidiano e atenuar as nossas ansiedades. 
O meu obrigado vale pouco, mas aqui fica registado.