quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O Brasil de Jair Bolsonaro e o futuro

As eleições gerais brasileiras estão previstas para serem realizadas no dia 2 de Outubro de 2022 e, nesse dia, entre outras eleições de nível federal ou estadual, os eleitores escolherão o novo presidente da República. Jair Bolsonaro é o presidente desde 1 de Janeiro de 2019 e vai ser avaliado pelo eleitorado brasileiro, mas tudo parece indicar que não será reeleito.
A sua popularidade tem vindo a cair e ele tem sido responsabilizado pela crise sanitária brasileira que, no seu início, ele classificou como uma gripezinha, mas que já provocou mais de meio milhão de mortos. Porém, o desagrado brasileiro com o comportamento presidencial de Bolsonaro tem múltiplos antecedentes em que revelou impreparação para tão importante cargo. Há um ano, certamente em delírio de aspirante a ditador, ele foi capaz de dizer que “eu sou a Constituição”. Os seus atropelos às normas que regulam a vida do país são frequentes e têm sido muitas as atitudes que geraram uma grave crise institucional, cujo ponto mais alto foi o desrespeito ao Supremo Tribunal Federal. A economia brasileira também já sente os efeitos da crise institucional, com a retoma da actividade económica a retardar-se. Em termos de prestígio internacional, o Brasil caíu muitos pontos devido à insensatez e à boçalidade de Jair Bolsonaro.
Uma eloquente forma de avaliar a situação é oferecida pela última edição da revista IstoÉ, cuja capa destaca a instabilidade política, social e económica gerada pelo comportamento de Bolsonaro que está a afectar o Brasil com uma sugestiva frase: ou o Brasil acaba com Bolsonaro ou Bolsonaro acaba com o Brasil.
O que não há dúvida é que a política brasileira vai interessar cada vez mais a margem oriental do Atlântico onde se fala português.