quarta-feira, 6 de março de 2024

A festa da vitória e o beijo mais famoso

A edição de hoje do jornal New York Post deixa para segundo plano a Super Terça-feira eleitoral americana e dedica a sua manchete ao famoso beijo de 14 de agosto de 1945. Nesse dia, quando se festejava com entusiasmo a rendição final do Japão, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Time & Life fez uma fotografia na Times Square em Nova Iorque, que mostra o marinheiro George Mendonsa a beijar a enfermeira Greta Zimmer. 
Esta fotografia tornou-se um ícone da vitória americana sobre o Japão, até que na passada semana, a senhora Rima Ann Nelson, subsecretária de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos, declarou aquela famosa foto "inapropriada" porque o beijo não foi consensual e determinou que essa fotografia fosse “imediatamente” removida de todas as instalações do Veteran Affairs. Felizmente para o bom senso, o secretário de Assuntos dos Veteranos, Denis R. McDonough, reverteu a decisão da sua subsecretária.
A história deste beijo é muito curiosa e aparece relatada no New York Post. O marinheiro George Mendonsa tinha 23 anos de idade e acabara de regressar das Filipinas. Encontrou-se com a sua namorada Rita Petry de 20 anos de idade e, juntos, foram juntar-se aos milhares de pessoas que festejavam o fim da guerra em Manhattan. Quando chegaram a Times Square, o George viu a enfermeira Greta Zimmer e, por momentos, deixou a Rita e agarrou-se àquela enfermeira num emocionado beijo, lembrando-se das enfermeiras que vira a retirar das águas do Pacífico algumas centenas de tripulantes do USS Bunker Hill, que fora afundado por dois kamikases japoneses.
O marinheiro George Mendonsa casou-se com a Rita Petry e a sua filha Sharon Molleur, agora com 67 anos de idade, revelou que os pais vieram a ser amigos próximos de Greta Zimmer. Esta é a história que hoje nos conta o jornal e que aqui se reproduz, numa love story bem ao estilo americano.