terça-feira, 8 de agosto de 2023

Climate: who will stop Earth burning?

É muito raro que um meio de comunicação social seja tão objectivo e tão acusador, quanto ao que se faz ou não faz, no combate às alterações climáticas, como hoje fez a edição do Evening Standard, o famoso jornal tablóide que se publica em Londres e que é distribuído gratuitamente.
O jornal entrevistou o professor Jim Skea do Imperial College London, que preside ao Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Nessa entrevista, o entrevistado disse que os líderes políticos têm uma "responsabilidade particular" na liderança da batalha contra o aquecimento global, alertando que os seus efeitos podem estar a acontecer mais depressa do que se esperava. Sem quaisquer hesitações, o professor Jim Skea “acusou” o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, o presidente chinês Xi Jinping, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, por não estarem a fazer tudo o que deviam para salvar o planeta, pois governam com demasiadas hesitações entre as pressões ecológicas e os respectivos ciclos eleitorais. Como salientou o professor Skea, o combate às alterações climáticas requer uma acção extensiva a "toda a sociedade", incluindo os governos, as empresas, os grupos comunitários e os cidadãos, "mas os líderes políticos têm uma responsabilidade particular, porque dão o tom de tudo", acrescentando que "eles são o tipo de mestres de ringue ou donas de anel que tentam coordenar as diferentes acções".
O jornal Evening Standard inspirou-se na entrevista de Jim Skea e chamou as alterações climáticas para a sua primeira página e pergunta “who will stop Earth burning”, respondendo com as fotografias de quatro líderes mundiais.
Aqui está como a capa de um jornal pode ensinar-nos muita coisa…