terça-feira, 14 de março de 2023

Dez anos de pontificado do Papa Francisco

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio era o arcebispo de Buenos Aires desde 1998, quando no conclave do dia 13 de março de 2013 foi escolhido para suceder ao Papa Bento XVI, que duas semanas antes tinha abdicado do Papado por razões de saúde. Escolheu o nome de Francisco que nunca qualquer Papa usara e tornou-se o primeiro pontífice do continente americano e o 266º Papa da Igreja Católica.
Ontem celebrou-se o décimo aniversário do seu pontificado e essa efeméride foi evocada em muitos países, porque o Papa Francisco não é apenas a figura cimeira da Cristandade e o Chefe do Estado do Vaticano, mas também se tornou uma referência mundial pelo seu estilo, pelo nome que escolheu, pela maneira sóbria como se veste e por mostrar um repetido interesse pelos mais pobres e pelos mais oprimidos. As quarenta viagens que já efectuou, um pouco por todo o mundo, testemunham o impacto do seu estilo directo que se inspira na Companhia de Jesus, a ordem de que provém e onde se professam votos de pobreza. A sua palavra conseguiu dar importantes passos para reaproximar a Igreja Católica dos mais humildes e para incentivar o diálogo com as outras religiões, através das suas encíclicas, exortações e cartas apostólicas, de que se destaca a Evangelli Gaudium, a primeira exortação apostólica do Papa Francisco.
No seu pontificado, o Papa Francisco também tem procurado reformar a Igreja Católica ao colocar na agenda do Vaticano alguns problemas sensíveis como o celibato dos padres, os abusos sexuais e a participação das mulheres na Igreja, mas também alguns novos ou renovados temas como a justiça social, a protecção do ambiente e a desigualdade entre ricos e pobres.
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, o Papa Francisco visitou a embaixada russa em Roma e telefonou a Volodymyr Zelensky, procurando uma oportunidade para que houvesse negociações e, um ano depois, afirmou estar disposto a ir a Moscovo e a Kiev para que a guerra acabe.
Muitos jornais de todo o mundo, católicos e não católicos, evocaram o décimo aniversário do pontificado do Papa Francisco, mas para ilustrar esta efeméride escolhemos a capa do jornal El Espectador que se publica na cidade colombiana de Bogotá.