segunda-feira, 9 de maio de 2022

O Dia da Europa e os Dias da Vitória

O jornal Público destaca na sua edição de hoje o Dia da Europa ou Dia da União Europeia, uma data que foi escolhida com base numa proposta feita em 9 de Maio de 1950 pelo político francês Robert Schuman, no sentido de ser criada uma entidade supranacional europeia que assegurasse um futuro de paz na Europa. No ano seguinte surgiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e em 1957 a Comunidade Económica Europeia (CEE), que evoluiu para a União Europeia e que agrega actualmente 27 estados. Apesar da enorme diversidade económica e cultural do espaço europeu e de alguns insucessos do seu projecto integrador, de que são exemplos o Brexit e o actual conflito na Ucrânia, a União Europeia tem sido um factor de progresso e de estabilidade para os povos da Europa. 
O jornal apresenta as três personalidades provavelmente mais destacadas da União Europeia, respectivamente Ursula von der Leyen, Olaf Scholz e Emmanuel Macron, os quais têm sobre os seus ombros o enorme desafio provocado pela invasão russa da Ucrânia, inclusive para manter a coesão e a unidade europeia nesta grave e dramática emergência. Muitos acreditaram que aqueles dirigentes poderiam ter mediado o conflito e evitado a invasão russa. Muitos acreditaram que era possível evitar o renascimento da Guerra Fria ou uma guerra por procuração. Agora, muitos acreditam que serão eles, mas não só eles, que podem travar a escalada do conflito e levar as duas partes a um cessar-fogo e à paz.
Nestes dias, para além do Dia da Europa, também houve o Dia da Vitória. Há 77 anos, depois da morte de Hitler, a Alemanha reconheceu a sua derrota na guerra e assinou a sua rendição, que foi aceite pelos Aliados no dia 8 de Maio de 1945, mas que a União Soviética só aceitou no dia seguinte. Desde então o Dia da Vitória é celebrado por diversas formas em duas datas diferentes e daí que ontem tivéssemos visto Macron no Arco do Triunfo, em Paris, enquanto hoje vimos Putin na Praça Vermelha, em Moscovo.
Dia da Europa e os Dias da Vitória que deveriam ser de festa, mas que são dias bem perturbadores.