terça-feira, 17 de maio de 2016

Perth entusiasmou-se com o Antonov-225

 
O maior avião do mundo é o Antonov An-225, um avião que foi concebido para servir o Programa Espacial Soviético e que construido em 1988 pela empresa ucraniana Antonov Design Bureau. É o único avião do seu tipo que está em operação e que tem disponibilidade comercial para transportar cargas de grandes proporções, nominalmente até 250 toneladas, devido ao tamanho único do seu compartimento de carga e à possibilidade de poder transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Dispõe de seis reactores e voa a 850 quilómetros por hora.
Há dias o Antonov An-225, que é explorado comercialmente por uma empresa ucraniana, voou até à Austrália e esteve em Perth. A consulta do jornal The West Australian mostra o clima de euforia que tomou conta da cidade, com milhares de pessoas a passarem pelo aeroporto para ver aquele gigante dos ares, ao mesmo tempo que o jornal publicava uma fotografia do avião na sua primeira página.
As notícias não informam sobre a carga que o avião desembarcou ou embarcou em Perth, mas a presença do avião foi um grande acontecimento. Ontem, quando o Antonov An-225 descolou em direcção à Europa via Dubai, alguns milhares de pessoas foram assistir à partida daquele gigante. Não era caso para menos.

Nasceu o maior navio do mundo

No passado domingo, o maior navio de cruzeiro alguma vez construído no mundo, largou do porto francês de Saint-Nazaire e navegou para o porto inglês de Southampton, acompanhado por dezenas de pequenas embarcações e por muitos helicópteros, perante uma multidão calculada em 70 mil pessoas. Todos os grandes jornais franceses, como por exemplo Le Figaro, deram notícia deste importante acontecimento para a economia francesa, pois o Harmony of the Seas é um orgulho para a construção naval francesa.
O gigantesco navio custou mil milhões de euros, tem 362 metros de comprimento, 66 metros de largura e 72 metros de altura desde a linha de água, tendo capacidade para alojar 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes. Nunca o conceito de cidade-flutuante tinha ido tão longe. Trata-se de uma obra-prima da arquitectura naval, tendo sido construido nos estaleiros STX France para a companhia americana Royal Caribbean International (RCI), uma filial do grupo RCCL que opera 24 navios de cruzeiro em todo o mundo.
Entretanto, o espaço vazio que o navio deixou nos estaleiros de Saint-Nazaire será ocupado a partir de agora por quatro novos navios de cruzeiros encomendados em Abril pela MSC por 4 mil milhões de euros, com entrega prevista a partir de 2022. É realmente uma alegria para a economia francesa.
O navio desloca 226 mil toneladas, tem 30 pés de calado (9,15 metros) e tem uma velocidade de cruzeiro de 23 nós. Até Outubro terá Barcelona por base, mas desconhece-se se escalará o porto de Lisboa.