sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Donald Trump e a América em julgamento

As audições relativas ao processo de impeachment que está em curso contra Donald Trump terão início no próximo dia 13 de Novembro e, como hoje refere a revista Time, a América já está concentrada no que se vai passar, porque o que está em causa é algo mais que um qualquer Donald Trump, mas é sobretudo a forma como tem sido governada a própria América.
Num dos artigos publicados pela revista é referida uma obra de referência publicada em 1888 pelo historiador inglês James Bryce intitulada The American Commonwealth, é afirmado que “um presidente ousado que saiba que tem o apoio popular, pode ser tentado a anular a lei e a impor a sua própria lei”, ou que pode acontecer “haver um tirano na presidência, não contra as massas, mas com as massas”. Mais de cem anos depois, segundo o autor do artigo, a profecia cumpre-se.
Os factos contra o Donald parecem acumular-se, não só no que respeita às pressões sobre a Ucrânia para que anunciasse publicamente uma investigação contra Joe Biden, o seu rival na corrida presidencial de 2020, mas também sobre outros assuntos da governação americana. A envolver tudo isto está uma espécie de núvem dos tempos modernos em que alguma comunicação social asfixia as pessoas com demagogia e mentira, com propaganda e notícias falsas, mas também a crescente governação-espectáculo, com os “julgamentos de tabacaria” e a invasão da vida privada dos actores políticos. Portanto, o processo de impeachment contra Donald Trump é, também e sobretudo, um julgamento que põe em causa a própria América e o reality show em que a sua vida política se transformou.