quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Valls e uma nova ideia para Barcelona

As eleições autárquicas em Espanha vão ser realizadas no dia 26 de Maio de 2019, isto é, daqui a oito meses, por acaso coincidindo com as eleições para o Parlamento Europeu. Ainda falta muito tempo, mas no caso de Barcelona, já apareceu um candidato de peso, bem à medida da importância da autarquia e, quem sabe, se não será a chave para a resolução do problema catalão. Trata-se de Manuel Valls, o ex-primeiro ministro francês que anunciou a sua candidatura como candidato independente e afirmou que “quiero ser alcalde de una nueva Barcelona. Queiro ser alcalde de todos, como resultado de un esfuerzo colectivo para mejorar la ciudad”.
Se vier a ser eleito, este cidadão natural de Barcelona substituirá Ada Colau, a actual alcaldessa de Barcelona, tornando-se um caso único de um indivíduo que tendo sido primeiro-ministro de um país, ascende ao governo de uma grande cidade de outro país, ou seja, Manuel Valls tende a ser um pioneiro de uma nacionalidade europeia que, de facto, ainda não existe. Mais do que ser francês, espanhol ou catalão, a matriz identitária de Manuel Valls é europeia, até porque a dupla e a tripla nacionalidade são cada vez mais comuns numa Europa unida e sem nacionalismos serôdios.
Porém, o que parece mais significativo é o facto de, com a sua experiência e o seu prestígio, Manuel Valls poder vir a ser um árbitro no conflito catalão, ser capaz de juntar as partes divididas e tornar-se o agente mobilizador que faltava para encontrar uma solução agregadora e de progresso para a Catalunha. A imprensa espanhola parece ter gostado deste anúncio e o El País trouxe-o para a sua primeira página.