quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Biden’s Inauguration Day

A verdadeira novela que foi encenada na noite de 3 de Novembro em que Donald Trump cumpriu a promessa que antes fizera de que não reconheceria os resultados eleitorais, chegou ao fim esta manhã. Foram 78 dias que serviram para mostrar aos americanos como este indivíduo estava impreparado para dirigir os Estados Unidos e, se dúvidas houvesse, os acontecimentos que ocorreram no dia 6 de Janeiro no Capitólio vieram mostrar a sua impreparação, o seu narcisismo e a sua falta de carácter. 
Hoje é o Biden’s Inauguration Day ou cerimónia de tomada de posse de Joe Biden e Kamala Harris. A chegada de um novo Presidente e de uma nova Administração é sempre um dia de festa em Washington, porque é o início de um novo ciclo e a consagração do princípio democrático da alternância do poder, mas desta vez tudo será diferente. A festa está antecipadamente ensombrada pela grave crise epidémica que atinge o país, pelos recentes acontecimentos insurrecionais e pelo irresponsável amuo do Donald que decidiu quebrar a tradição e não assistir à cerimónia, a que assistirão os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, acompanhados pelas respectivas mulheres, bem como o vice-presidente Mike Pence. Numa derradeira manifestação de narcisismo, o Donald deixou a Casa Branca no helicóptero presidencial e foi apanhar o Air Force One com rumo à Florida. 
Os americanos e o mundo certamente que desejam ao novo Presidente dos Estados Unidos muito sucesso para restituir o prestígio e a dignidade perdidas com Donald Trump, mas também para unir as forças políticas e sociais americanas e para assegurar uma política internacional que estimule a paz, a estabilidade e o progresso.