sábado, 29 de abril de 2023

A corrida para a Casa Branca já começou

O diário americano Newsday noticiou que o Presidente Joe Biden será candidato nas próximas eleições presidenciais que se realizarão no dia 5 de novembro de 2024, tendo Kamala Harris como candidata a vice-presidente, isto é, recandidatam-se pelo Partido Democrático as duas personalidades que actualmente ocupam aqueles cargos. Pelo Partido Republicano anuncia-se a provável candidatura do ex-presidente Donald Trump, embora também se anuncie a possível candidatura de Ron DeSantis, o governador da Flórida.
Este é o tempo em que se anunciam várias candidaturas, mas os candidatos que irão às urnas serão escolhidos nas eleições primárias realizadas pelos principais partidos, isto é, os candidatos afirmam a sua disponibilidade, mas são os partidos que os escolhem.
As eleições americanas são importantes para a América e para o mundo, porque a escolha do presidente do mais poderoso país do planeta acontece num altura de muita instabilidade, conflitualidade e incerteza.
A generalidade dos analistas espera pelo reencontro eleitoral do próximo ano entre Joe Biden e Donald Trump, cujos projectos políticos são bem diferentes. Tanto assim é que já começaram a aparecer as primeiras sondagens que dão 48% das intenções de voto a Trump e 45% a Biden, o que mostra como as eleições americanas vão ser disputadas e como os americanos se vão dividir uma vez mais, num tempo em que deveria haver uma forte unidade nacional.
Após o anúncio da recandidatura de Biden, as “hostilidades” começaram de imediato e o ex-presidente Trump tratou de fazer as primeiras declarações polémicas ao afirmar que iria “reconquistar a Casa Branca” e ao prometer “esmagar” o seu adversário.
No próximo ano Joe Biden e Donald Trump terão, respectivamente, 82 e 78 anos de idade, pelo que muita gente pergunta se ainda estão dentro do prazo de garantia.