segunda-feira, 20 de março de 2023

O "cherne" e o início da guerra do Iraque

Há 20 anos, no dia 20 de março de 2003, os Estados Unidos iniciaram uma operação no Iraque para derrubar o regime de Saddam Hussein, com o apoio activo do Reino Unido, da Austrália e da Polónia e com a solidariedade de muitos outros países. A acção foi denominada “Operação Liberdade do Iraque” e foi rápida, pois cerca de 21 dias depois as forças americanas entraram em Bagdad. O objectivo da operação era desarmar o regime iraquiano e o seu arsenal nuclear, químico e biológico, mas também impedir que apoiasse organizações terroristas como a al Qaeda, mas foi uma iniciativa muito controversa, até porque a França, a Alemanha e outros países da NATO a criticaram e se recusaram a nela participar. De facto, a operação assentou numa mentira, pois ao contrário do que foi intensamente propalado, o Iraque não tinha nenhum programa activo para a construção de armas de destruição em massa, nem se provou que alguma vez tivesse apoiado organizações terroristas. Quatro dias antes do início da operação, no dia 16 de março, o presidente americano George W. Bush, o primeiro-ministro britânico Tony Blair e o primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar encontraram-se na ilha Terceira, onde foram recebidos pelo primeiro-ministro português Durão Barroso, conhecido familiarmente por cherne e que, com esse apoio, conseguiu vir a ser presidente da Comissão Europeia. Nessa cimeira das Lajes foi decidida a operação militar no Iraque e Durão Barroso nunca se penitenciou pelo seu alinhamento com essa intervenção, que foi ilegal e não teve o apoio das Nações Unidas.
Ontem, o jornal catalão La Vanguardia evocou essa decisiva cimeira com a fotografia dos principais responsáveis pela intervenção militar, bem como pela instabilidade e a guerra que se seguiram no Iraque e que causaram mais de cem mil mortos. Alguns já lamentaram ter alinhado na mentira, mas não se conhece nenhuma posição do cherne sobre essa matéria.
Entretanto, Saddam Hussein foi capturado no dia 13 de dezembro de 2003 e depois de um julgamento que durou um ano, foi enforcado no dia 30 de dezembro de 2006, por ter sido considerado culpado por crimes contra a humanidade por um tribunal iraquiano. O líder iraquiano foi eliminado, mas a guerra e a instabilidade continuam no Iraque, enquanto o cherne continua a passear-se como se nada tivesse sido com ele.