sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A pandemia e os comentadores da treta

Na sua segunda onda o vírus covid-19 está muito activo em Portugal, mas também na generalidade dos países europeus, verificando-se um agravamento progressivo da situação e repetindo-se as orientações, as recomendações ou as imposições destinadas à contenção da pandemia. Para além das medidas mais usuais que se recomendam – uso de máscara comunitária, lavagem frequente de mãos, distanciamento social – as autoridades têm tomado medidas específicas, como as restrições à circulação, o cancelamento de eventos desportivos e culturais ou a proibição de ajuntamentos mas, sobretudo, têm insistido na necessidade da responsabilização dos comportamentos individuais dos cidadãos. A situação é muito crítica e há países e regiões onde foi instituído o confinamento obrigatório, como hoje anuncia el Periódico de Barcelona, mas essa circunstância tem implicações económicas tão sérias que, naturalmente, têm que ser ponderadas pelas autoridades. Ninguém sabe o que nos reserva o futuro, nem sanitária nem economicamente e o facto é que esta situação só terminará quando for descoberta uma vacina eficaz para a protecção do vírus e um tratamento seguro para a população infectada. 
Nesta situação complexa que atravessamos em Portugal, a pandemia do covid-19 aparece ligada a uma outra pandemia que é o corropio de muitas dezenas de comentadores que passam pelas televisões, muitos deles ignorantes e alarmistas, que nada conhecem do assunto nem dos ambientes hospitalares, mas que tudo criticam como se fosse fácil a tarefa de quem decide. Objectivamente, essa gente nada esclarece e apenas contribui para criar insegurança e preocupação na população. Neste avião em que todos viajamos e que de repente se viu envolvido numa enorme tempestade, eu confio no piloto e não me passa pela cabeça entrar pelo cockpit para lhe dizer o que deve fazer. 
Há que confiar nas autoridades sanitárias que estão a pilotar esta situação e que, certamente, tudo fazem para nos ajudar nesta emergência.