sábado, 23 de outubro de 2021

Até no Vietnam se vibra com o Ballon d’Or

A Bola de Ouro ou Ballon d’Or é um prémio que foi instituído em 1956 pelo jornal francês France Footbal para distinguir o melhor futebolista do ano.
Todos os anos os jornalistas do France Footbal fazem uma lista de trinta candidatos que depois são votados por um jornalista internacional de cada país e pelos treinadores e capitães da selecção nacional. O processo não me parece muito linear, como também não me parece linear que, em termos absolutos, se possa dizer que um futebolista seja o melhor, pois tudo passa por um complexo processo de promoção dos candidatos. Mas a escolha está em curso e a cerimónia de consagração do Bola de Ouro de 2021 decorrerá no Theatre du Chatelet em Paris, no dia 29 de Novembro. Os trinta candidatos estão escolhidos e, entre eles, há três portugueses: Cristiano Ronaldo, Ruben Dias e Bruno Fernandes. A imprensa desportiva internacional vem dedicando algum espaço a este assunto e, como se diz na gíria, cada país puxa a brasa à sua sardinha, embora nos grandes favoritos estão as estrelas do costume que são Lionel Messi com seis triunfos e Cristiano Ronaldo com cinco.
O curioso desta disputa é que ela não se fica pela imprensa da Europa ocidental e da América do Sul e chega, por exemplo, ao Vietnam. Quem diria! O jornal Th thao & Văn hóa, que em língua vietnamita parece que significa Sports & Culture, também se envolveu na escolha do melhor futebolista de 2021 e parece apostar em Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah e Karim Benzema, esquecendo Lionel Messi, Robert Lewandowski e Kylian Mbappé. Como se vê, o assunto é muito controverso, mas sem dúvida que este envolvimento da imprensa vietnamita é uma boa curiosidade a mostrar como o futebol se globalizou.