segunda-feira, 5 de junho de 2023

Novo capítulo nas relações luso-angolanas

O primeiro-ministro português deslocou-se a Angola em visita oficial e, na sua edição de hoje, o Jornal de Angola publica uma extensa entrevista com António Costa, que revela a importância que as autoridades angolanas atribuem à sua visita e à intensificação das relações entre os dois países.
Quase cinquenta anos depois da independência angolana e ultrapassadas muitas das naturais dificuldades de percurso que se seguiram e a que por vezes se chamaram irritantes, os dois países parecem agora apostados numa cooperação mais intensa em diversas áreas, respondendo às aspirações dos portugueses e dos angolanos, mas também às relações históricas, aos interesses económicos e às afinidades culturais bem conhecidas em Lisboa e em Luanda.
O presidente angolano João Lourenço e o primeiro-ministro português António Costa têm mantido contactos desde há vários anos e tiveram o seu primeiro encontro em 2018, no sentido de desbloquear alguns impasses políticos que se arrastavam há alguns anos. Mais recentemente, o presidente angolano visitou Portugal por ocasião da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e, em Abril deste ano, os dois líderes encontraram-se em Adis Abeba durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana. Tem sido muito referido que “as relações entre os dois países se encontram num momento muito positivo” e esse é um facto muito importante para ambos os países. Hoje foram assinados treze protocolos de cooperação destinados ao reforço das relações bilaterais entre Portugal e Angola, a nível político, económico e cultural.
Esta visita oficial de António Costa parece abrir um novo capítulo na cooperação entre dois países que a história uniu desde o século XV e que  no século XXI têm uma ligação emocional incomum nas modernas relações internacionais.