sábado, 6 de outubro de 2018

Brasil: eleições e muitas preocupações

A primeira volta das eleições presidenciais brasileiras realiza-se amanhã e os 147,3 milhões de brasileiros recenseados vão escolher o futuro Presidente da República Federativa do Brasil, mas se nenhum dos 13 candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos válidos, haverá uma segunda volta no dia 28 de Outubro em que participarão apenas os dois candidatos mais votados na primeira volta.
O Brasil é o maior país da América Latina, é o quinto maior país do mundo em território e é o sexto em termos demográficos. Mesmo que alguns amigos brasileiros não gostem de ouvir as verdades, o grande Brasil que tem mais de 15 mil quilómetros de fronteira terrestre, é obra de bandeirantes, diplomatas, missionários e militares portugueses, que souberam expandir as suas terras até à cordilheira dos Andes e mantê-las unidas e à margem dos interesses espanhóis.
Amanhã os brasileiros vão votar e, segundo as sondagens, o candidato Jair Bolsonaro terá 39% dos votos válidos enquanto o candidato Fernando Haddad ficará com 25%. A ser assim, esses mesmos candidatos disputarão a 2ª volta no dia 28 de Outubro. A escolha é difícil para o eleitorado brasileiro porque de um lado está o discurso da extrema-direita e de um certo apelo à ditadura, do racismo e da misoginia, com a promessa de mais segurança, enquanto do outro lado está a continuidade das políticas do PT, a corrupção e a insegurança nas ruas, com a promessa de mais justiça social. Poucos parecem apostar na democracia e muitos temem que ela seja suspensa. A leitura da imprensa europeia, como se vê por exemplo no Libération, mostra a grande preocupação por uma eventual vitória de Bolsonaro que, segundo se diz por cá, é uma cópia de Donald Trump, embora muito pior, mas o facto é que  está a seduzir o Brasil com o seu discurso radical e a garantia de segurança que vem oferecendo. Amanhã saberemos o que escolheram os brasileiros.

Há corvos e abutres a cercar o Vaticano

Para além dos aspectos religiosos que são um problema do foro íntimo de cada ser humano e que, portanto, não são aqui tratados, a Igreja Católica Apostólica Romana é também uma organização milenar e planetária cuja autoridade suprema é o Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. A comunidade católica conta com mais de mil milhões de crentes em todo o mundo, que representam cerca de um sexto da população mundial e daí a sua importância.
Ao longo do processo histórico a Igreja Católica tem dado um enorme contributo para o progresso da Humanidade através das suas missões, das suas escolas e dos seus padres e missionários, mas sem nunca ter estado isenta de crises e de cismas. Porém, nos tempos modernos, a Igreja tem procurado adaptar-se aos novos tempos, para uns de forma muito tímida e para outros de forma muito avançada. Aí começam os problemas em que  se confrontam as correntes progressistas e as correntes ultra-conservadoras da Igreja, em que as questões do património, da gestão financeira ou do comportamento do clero se transformam em grandes polémicas.
A Igreja Católica, tal como a cidade-estado do Vaticano, são governadas desde o dia 13 de Março de 2013, por Jorge Mario Bergoglio, o bispo argentino que, após a renúncia do Papa Bento XVI, foi escolhido pelos cardeais reunidos em conclave para o substituir e que adoptou o nome de Papa Francisco. Tem sido sobre esse homem, que procura gerir com equilíbrio as diferentes sensibilidades e até as tradições culturais, teológicas e litúrgicas da Igreja Católica, que pesa o desafio de procurar restituir a confiança nos católicos feridos pelos escândalos do clero e de levar à aceitação de uma Igreja missionária, mais próxima dos pobres e dos mais necessitados.
O Courrier International trata hoje deste assunto e a sua capa é bem sugestiva e fala por si.

O novo mundo dos smartphones

Uma das grandes transformações sociais dos últimos tempos está a ser a generalização dos smartphones, que está a dar origem ao aparecimento de um novo tipo de criatura que não vê, não escuta e não lê, mas que se limita a usar aquela pequena maquineta. Huawei, Samsung, Apple, Wiko e Nokia dominam o mercado e cada um destes nomes tem os seus seguidores pois que, tal como acontece com o automóvel e com os produtos de luxo, a marca e o modelo do smartphone também conferem status entre os jovens e os adolescentes
O smartphone entrou no quotidiano de quem o tem e de quem não o tem. Entramos no transporte público e toda a gente o devora, indiferente ao que o rodeia, uns para verem as notícias, outros para ouvirem música ou para fazerem jogos e, outros, ainda, para falarem pelo Skype ou pelo WhatsApp. O smartphone selecciona percursos, escolhe as estradas, gere as contas bancárias, escolhe restaurantes, leva-nos às lojas e reserva-nos os bilhetes. Faz quase tudo. Estamos perante uma smartmania que já se transformou num verdadeiro choque civilizacional, em que se está a perder a conversação em família que era a base da educação e, entre os amigos, que era o fundamento da sociabilidade e da solidariedade. Estamos, portanto, a entrar num novo mundo habitado por criaturas que, embora derivem do homo sapiens já não são aquilo que tinham sido os seus avós.
A revista alemã Der Spiegel foi estudar este assunto e com o título “O meu filho, o celular dele eu”, procurou encontrar caminhos para lidar com a geração-smartphone. O smartphone tornou-se uma espécie de segundo cérebro para muitos adolescentes e eles não conseguem imaginar a sua vida sem eles e sem a necessária cobertura de rede da internet. O estudo começou por verificar que os jovens levam em média o smartphone na mão 98 vezes por dia e que o chegam a utilizar 90 vezes. É realmente um mundo novo este dos smartphones.