segunda-feira, 1 de julho de 2019

O marketing para a reeleição do Donald

A imprensa mundial de referência destaca nas suas edições de hoje o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un que ocorreu na zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Foi a terceira vez que os dois líderes se encontraram e, desta vez, o Donald até cruzou a fronteira e tornou-se o primeiro presidente americano a entrar na Coreia do Norte. Antes, os dois presidentes tinham-se encontrado em Singapura (Junho de 2018) e em Hanói (Fevereiro de 2019), sendo o tema dominante das conversas o programa nuclear norte-coreano que se vem arrastando sem solução, apesar das declarações de ambas as partes expressarem vontade para resolver o problema e para assegurar estabilidade na península coreana.
A iniciativa pertenceu ao Donald que, em viagem para a Coreia do Sul, convidou o Kim para um “aperto a mão” na zona desmilitarizada entre as duas Coreias. O encontro durou 50 minutos e permitiu muitas fotografías, parecendo que os dois líderes decidiram retomar as conversações que estavam num impasse desde o passado mês de Fevereiro, embora o Donald tenha declarado que as actuais sanções americanas à Coreia do Norte eram para continuar.
Evidentemente que o encontro entre o Donald e o Kim, tal como os encontros havidos entre os líderes mundiais no âmbito do G-20, são passos muito importantes para assegurar a estabilidade e a paz no mundo. No entanto, o aspecto mais importante da visita do Donald à fronteira coreana parece ter sido a fotografia. Com eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2020, a fotografia do Donald a entrar em solo norte-coreano ao lado do Kim, vai ser um poderoso instrumento do seu marketing eleitoral.