quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Notícias fortes de um mundo em mudança

O diário The Wall Street Journal, que é o jornal de maior circulação nos Estados Unidos, na edição de hoje destaca duas importantes notícias de primeira página relativas à política internacional: uma sobre o apoio americano à Ucrânia e outra sobre as relações de Vladimir Putin com a Arábia Saudita.
A notícia sobre o apoio americano à Ucrânia, refere que os Republicanos bloquearam o projecto de financiamento destinado ao apoio à Ucrânia, o que levou a administração de Joe Biden a anunciar que “não terá dinheiro para apoiar a Ucrânia na sua luta contra a Rússia e ficará sem recursos para adquirir mais armas e equipamentos para Kiev”.
A outra notícia é ilustrada com uma fotografia do encontro que o presidente russo Vladimir Putin e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman (MbS) tiveram ontem em Riad. Estes dois países controlam um quinto da produção diária de petróleo no mundo e ambos precisam que o seu preço seja elevado, porque o petróleo é a força vital das suas economias. Para além dos seus interesses convergentes na área do petróleo, estes dois países têm ambições semelhantes na esfera das relações internacionais. A Arábia Saudita pretende afirmar-se como uma potência regional, menos dependente da tutela americana e daí a sua aproximação ao Irão e à Rússia, enquanto a Rússia procura contrariar as tentativas ocidentais que visam o seu isolamento internacional, sobretudo depois da invasão da Ucrânia. Estas duas notícias destacadas pelo The Wall Street Journal mostram como os diversos países se procuram ajustar às realidades estratégicas de um mundo em mudança e, uma vez mais, revelam como a Europa conta cada vez menos na política internacional. O recente anúncio da revista Forbes informando que Ursula von der Leyen foi escolhida como a primeira das “the World’s 100 Most Powerful Women”, parece mesmo uma verdadeira caricatura.

O Ocidente hesita e a Ucrânia treme

O conflito na Ucrânia já dura há mais de nove anos sem que haja sinais de solução e, depois da recente e grave crise surgida em Gaza, o problema ucraniano até parece ter sido esquecido.
Tudo começou em Fevereiro de 2014 com a agitação civil e as manifestações de Kyev a favor da integração europeia, que ficaram conhecidas como Euromaidan e que levaram o presidente pró-russo Viktor Yanukovych a abandonar o poder. Na sequência destes acontecimentos seguiu-se a intervenção russa que ocupou a Crimeia e o seu apoio às forças separatistas de Donetsk e Lugansk.
No dia 24 de Fevereiro de 2022, perante a hipótese da Ucrânia ser integrada na NATO e de ser admitida na União Europeia, a Federação Russa sentiu-se provocada e ameaçada, tendo decidido invadir a Ucrânia. A chamada “operação militar especial” desencadeada às ordens de Vladimir Putin não correu bem e, sob o comando de Volodymyr Zelensky, a cidade de Kyev resistiu. Desde então, o que vamos sabendo é contaminado pelas propagandas, mas parece que a situação no terreno é estacionária, com os russos a ocupar quatro regiões ucranianas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia) e com os ucranianos a resistir, embora a depender directamente do apoio militar da União Europeia, dos Estados Unidos e do Canadá.
A Ucrânia exige a retirada das tropas russas de todo o território ucraniano, incluindo a Crimeia, como condição prévia para se sentar à mesa de negociações, mas os russos não cedem nas suas exigências de anexação das regiões que, histórica e culturalmente, consideram russas. O problema é que a ajuda ocidental à Ucrânia se está a tornar mais dispendiosa do que foi previsto e que os resultados operacionais não são animadores. Como hoje refere o diário francês Le Télégramme, o Ocidente hesita e a Ucrânia treme.

Maduro tem “novo mapa” da Venezuela

O insólito referendo realizado no passado domingo na Venezuela, em que era perguntado aos eleitores se o governo ficava “autorizado” a invadir a vizinha Guiana para ocupar três quartos do seu território, teve o resultado esperado. A onda de propaganda nacionalista a favor da anexação do Essequibo produziu efeitos, pois mais de dez milhões de venezuelanos, correspondentes a mais de 95% dos votantes, votaram “Sim”. Foi uma verdadeira união nacional e uma explosão de nacionalismo à maneira sul-americana, em que até a oposição se juntou ao governo de Nicolas Maduro que, naturalmente, logo afirmou que “el pueblo habló bien claro”.
A Guiana ou República Cooperativa da Guiana é independente desde 1970 e tem uma superfície de cerca de 214 mil quilómetros quadrados (mais do dobro de Portugal), mas tem menos de um milhão de habitantes. Trata-se de um país que mantém alguns problemas fronteiriços que herdou do tempo colonial, tanto com o Suriname, como com a Venezuela. As reivindicações da Venezuela acentuaram-se desde que, recentemente, foram descobertas enormes reservas de petróleo na região de Essequibo. Daí a excitação de Nicolas Maduro e a oportunidade que está a aproveitar para consolidar o seu poder, ao mobilizar os venezuelanos em torno da ideia de integrar o Essequibo no seu território. Assim, mal foi conhecido o resultado do referendo, Nicolas Maduro mandou criar o novo estado da Guiana Essequibo e divulgou o “novo mapa” da Venezuela com a incorporação daquele território, ao mesmo tempo que anunciou a concessão de licenças para explorar petróleo naquela região, determinando ainda que o “novo mapa” seja publicado e levado às escolas e às universidades.
Um conflito regional parece estar em curso, embora exista a convicção de que Maduro esteja a pressionar a Guiana para negociar a resolução desta reivindicação. Porém, não é seguro que ele resista à pressão da onda nacionalista que foi criada na Venezuela e que descarte uma iniciativa armada para, de facto, ocupar o Essequibo.