domingo, 18 de novembro de 2012

Um bravo para a acção da GNR em Timor

Os 140 militares da GNR e os três elementos da equipa médica do INEM destacados em Timor-Leste, terminaram a sua missão operacional ao serviço da ONU e regressaram a Portugal, tendo sido homenageados numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão, que teve a presença de outras autoridades timorenses e representantes do corpo diplomático. A missão da GNR em Timor-Leste iniciou-se em Março de 2000, quando um seu contingente foi integrado na UNTAET - Administração Transitória das Nações Unidas. Depois, com a criação em 2006 da UNMIT - Missão Integrada da ONU, a GNR continuou em Timor, tendo sido integrada na nova estrutura. Durante a sua longa permanência em Timor ao serviço da ONU, a instituição granjeou a simpatia e o respeito das autoridades e da população timorense e prestigiou o nosso país. No princípio deste ano, o então Presidente Ramos-Horta elogiara a GNR e, metaforicamente, dissera que “as autoridades timorenses estavam dispostas a pagar para que a GNR continuasse no país depois da saída da UNMIT”. Agora que terminou a missão da UNMIT, o ex-Presidente José Ramos-Horta comentou o fim da missão e classificou a GNR como “a força de segurança mais eficaz que esteve em Timor-Leste”. Todos os portugueses que na última dúzia de anos visitaram ou trabalharam no novo país, não deixaram de apreciar e de se orgulhar com a compostura, o profissionalismo e a competência da GNR em Timor-Leste. Bravo!
.

O golo inesquecível de Zlatan Ibrahimovic

Na passada quarta-feira, dia 14 de Novembro, disputou-se em Estocolmo um jogo de futebol entre as selecções da Suécia e da Inglaterra, para inaugurar o Friends Arena, o novo estádio nacional sueco.
Na equipa sueca que vencia por 3-2 brilhava Zlatan Ibrahimovic, um jogador de 31 anos de idade de origem bósnia que actualmente representa a equipa do Paris Saint German. Ele já marcara os três golos da sua equipa. No último minuto, o guarda-redes inglês Joe Hart saiu alguns metros para fora da sua grande área e cortou uma jogada adversária cabeceando a bola para o ar, em vez de a cabecear para fora do campo. Então, Ibrahimovic teve um instante de inspiração e, a mais de 30 metros e de costas para a baliza, fez um pontapé de bicicleta que levou a bola a fazer um pronunciado arco e a entrar na baliza inglesa. Essas imagens correram pelo mundo. Foi o seu quarto golo da noite, que muitos classificaram como o melhor golo da história do futebol. É, naturalmente, uma escolha altamente subjectiva, mas na realidade foi um momento inolvidável que, durante algum tempo fará esquecer os golos de Zinedine Zidane, Diego Maradona, Marco van Basten, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo ou Leonel Messi.
No entanto, o que mais admira é o facto da edição de ontem do diário The Telegraph, que se publica em Calcutta, a capital do estado de Bengala Ocidental e a terceira maior concentração urbana da Índia, ter trazido para a sua primeira página essa notícia, ilustrada com um elucidativo esquema. É surpreendente, num país em que o desporto-rei é o cricket e em que o futebol se encontra em 169º lugar no ranking da FIFA. Nem os jornais suecos foram tão longe!