sexta-feira, 11 de abril de 2014

O melhor pastel de nata é... de Alcobaça

O pastel de nata é uma especialidade da doçaria portuguesa que, na sua versão pastel de Belém, foi eleito em 2011 como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. A sua fama internacional é inquestionável e constitui mesmo uma verdadeira atracção turística para nacionais e estrangeiros. Um pouco por todo o país, o pastel de nata pode ser encontrado na generalidade das pastelarias e cafés e, mais recentemente, também passou a vender-se em aeroportos e estações de serviço em embalagens apropriadas.
A partir de 2009 a Confraria do Pastel de Nata tomou a iniciativa de promover a eleição d“O Melhor Pastel de Nata”, através de um concurso que tem sido integrado no Festival “Peixe em Lisboa”. Este ano apresentaram-se ao concurso duas dezenas de pastelarias, o que obrigou a uma pré-selecção que escolheu 12 finalistas, onde se incluiam a Pastelaria Aloma (que venceu o concurso em 2012 e 2013) e a Pastelaria Chique de Belém (vencedora em 2011). Porém, o melhor pastel de nata que este ano foi apreciado pelo júri veio de Alcobaça. A Pastelaria Alcoa, depois de ter conquistado um segundo prémio e dois terceiros lugares em anteriores concursos, conseguiu alcançar o primeiro lugar no concurso de 2014. O segundo e terceiro lugares foram atribuidos a duas pastelarias de Lisboa, estreantes na competição, respectivamente a Biarritz e a Balcão do Marquês.
Agora, para quem viaje pela região Oeste e passe por Alcobaça, pode saborear o melhor pastel de nata de Portugal, ali mesmo em frente do Mosteiro de Alcobaça.

United Colors of Football

No quadro competitivo da UEFA Europa League defrontaram-se ontem no estádio Ramón Sánchez Pizjuán em Sevilha, as equipas de futebol do Sevilla FC e do FC Porto, isto é, as equipas mais representatrivas de duas simpáticas cidades ibéricas.
Na equipa portuguesa jogavam apenas dois jogadores portugueses e na equipa espanhola jogavam também dois futebolistas portugueses mas, em determinada altura do jogo, a equipa andaluza jogava com três jogadores portugueses. Numa apreciação sobre as nacionalidades dos 22 jogadores presentes em campo havia nada mais nada menos do que 12 países representados: além de espanhóis e portugueses e de brasileiros e argentinos havia, ainda, jogadores do México, Bélgica, Argélia, Camarões, Croácia, Colômbia, França e Alemanha, isto é, um verdadeiro bouquet multinacional futebolístico. Venceu a equipa do Sevilla FC por 4-1 e dessa forma passou à fase seguinte da prova, mas se o FC Porto tem metido um só golo a mais e a equipa andaluza tivesse marcado um só golo a menos, a sorte da eliminatória seria exactamente a inversa. Assim, o futebol torna-se mais imprevisível e, naturalmente, um espectáculo mais interessante.
Curiosamente, o jornal El Correo de Andalucia, o diário sevilhano que se publica desde 1899, destacou na sua primeira página a expressiva vitória do Sevilla FC e a “noche mágica en Nervión” com uma fotografia alusiva à vitória andaluza, que retrata dois jogadores portugueses, com a seguinte legenda: “Los portugueses Carriço y Beto celebran el pase a semifinales tras derrotar a sus compatriotas”.

A Escócia e os submarinos nucleares

No próximo dia 18 de Setembro de 2014 vai realizar-se o referendo sobre a independência da Escócia que foi acordado entre o governo escocês e o governo britânico, para que os escoceses decidam se querem tornar-se independentes ou querem continuar a fazer parte do Reino Unido.
A independência da Escócia é uma reivindicação política muito antiga, pelo menos desde que os reinos da Escócia e da Inglaterra se unificaram em 1707 através do Tratado da União, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Está tudo tratado pacificamente e, no caso da vitória de uma decisão favorável à independência, até já está marcada a data da sua declaração formal: 24 de Março de 2016.
Um dos principais problemas actualmente em discussão refere-se à existência da Base Naval de Faslane, situada a cerca de 40 quilómetros de Glasgow, assim como à presença da frota nuclear submarina que aloja os mísseis balísticos Trident. A corrente independentista escocesa defende a retirada das armas nucleares britânicas do seu território, mas a base assegura 6.700 empregos, além de já estar programada a fixação de toda a frota submarina britânica em Faslane a partir de 2017, o que criará empregos adicionais directos e indirectos. Entretanto, a transferência dos submarinos nucleares para a Base Naval de Devonport (Plymouth) está fora de causa por ser uma área densamente povoada que não aceita ser exposta aos riscos nucleares e, qualquer outra opção, tem custos astronómicos que os especialistas consideram insuportáveis. Assim, pode estar em causa a capacidade nuclear submarina britânica.
Na sua edição de hoje, o jornal The Herald, um jornal de Glasgow que se publica desde 1783 e reivindica ser um dos mais antigos jornais do mundo, destaca exactamente esse assunto relativo aos 12 submarinos nucleares das classes Astute e Trafalgar, que são um dos símbolos do poder naval e do prestígio britânico no mundo.