segunda-feira, 7 de junho de 2021

As comemorações do D-Day na Normandia

O jornal The Times tal como outros jornais ingleses e americanos, destaca na sua edição de hoje as comemorações do 77º aniversário do desembarque na Normandia, que a História consagrou como o Dia D, relatando os vários eventos realizados em homenagem aos 160 mil soldados americanos, ingleses e canadianos que participaram na Operação Overlord ou no dia mais longo. A operação também envolveu mais de cinco mil navios e onze mil aeronaves que, sob o comando do general Dwight Eisenhower, iniciaram a libertação da França. A operação decorreu ao longo de cerca de oitenta quilómetros da costa fortemente fortificada da Normandia e foi um grande sucesso que marcou o definitivo recuo das tropas nazis.
Os eventos comemorativos são sempre muito diversos e incluem visitas a memoriais e cemitérios, bem como desfiles e reconstituições da batalha, sendo promovidos pelas autarquias da região e por associações de antigos combatentes. Porém, a lei da vida faz com que sejam cada vez menos os antigos combatentes que participam nestas homenagens e as restrições impostas pela pandemia reforçam essas circunstâncias, embora as comemorações do D-Day continuem a ser uma grande acontecimento para o turismo da região.
O jornal também destaca nesta sua edição o caos que se verificou ontem nos aeroportos portugueses, em especial no Algarve, com milhares de turistas apressados a abandonar o país, devido às decisões britânicas de retirar Portugal da lista verde ou do corredor aéreo de viagens. Assim, a partir de amanhã, os turistas ingleses passam a ficar obrigados a quarentena quando regressam ao seu país e, por isso, uns fugiram e outros cancelaram as suas reservas. Foi um duro soco no estômago do sector turístico nacional e, segundo parece, foi apenas uma intervenção de política económica e deveu-se apenas à necessidade britânica de intervir no reequilíbrio da sua balança comercial.