terça-feira, 13 de setembro de 2022

Carlos Alcaraz foi um gigante em NY

A Espanha desportiva está a viver uma onda de euforia e acaba de criar um novo ídolo, chamado Carlos Alcaraz que, no passado domingo e apenas com 19 anos de idade, venceu o US Open e ascendeu a número um do ranking mundial do ténis. Foi a primeira grande vitória da sua promissora carreira e uma boa parte da imprensa espanhola publica a sua fotografia com destaque de primeira página e com rasgados elogios.
Depois de um longo período em que o ténis mundial foi dominado por Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, a ascensão do jovem Carlos Alcaraz ao topo da hierarquia mundial do ténis significa o início de uma mudança geracional nesta prática desportiva das élites. Como escreveu Luís de Camões há quase quinhentos anos, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades / muda-se o ser, muda-se a confiança / todo o mundo é composto de mudança”.
A final do passado domingo foi a primeira da história em que para além da vitória no torneio, também se decidia quem seria o novo líder do ranking mundial e o acaso parece ter escolhido o local mais apropriado para este evento, isto é, o Arthur Ashe Stadium localizado em Flushing Meadows, no bairro de Queens da cidade de Nova Iorque, que é o maior estádio do mundo e que pode receber 23.771 espectadores.
De entre os inúmeros jornais espanhóis desportivos ou generalistas que homenagearam Carlos Alcaraz escolhemos o as e o seu título: un gigante en NY. Assim foi de facto.