segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Um conselho ao Donald: stop the insanity

Tínhamos imaginado que a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais americanas que sucessivos tribunais confirmaram, tinha acabado de vez com a nefasta presidência de Donald Trump que tanto prejudicou o prestígio internacional dos Estados Unidos. Além disso, a declaração dos especialistas de que se tratou da ”mais segura eleição da história dos Estados Unidos”, parecia acabar de vez com as teorias conspirativas do Donald. O assunto parecia ter ficado arrumado, mas as coisas não parecem ser exactamente assim. 
Numa altura em que a crise pandémica está muito intensa nos Estados Unidos, com mais de 200 mil contágios e três mil óbitos diários, com os hospitais à beira do colapso mas com as esperanças concentradas na nova vacina, o Donald continua amuado com o país, nada diz sobre a crise pandémica e repete a sua costumada gritaria em que insiste que que ganhou as eleições. Deste seu comportamento irresponsável tem resultado a perda de aliados e um isolamento cada vez maior, até porque não pára de fazer asneiras, não só através do boicote ao Congresso que lhe tirou o tapete mas, sobretudo, pela forma leviana e desonesta como vem distribuindo indultos a algumas dezenas de amigos e apoiantes, alguns deles já condenados. 
Na sua edição de hoje o jornal New York Post não o poupa e diz-lhe mesmo para parar com a sua insanidade. Stop the insanity é um invulgar apelo feito ao Donald para acabar com a louca cruzada em que se tem envolvido, mas a América e o mundo ainda terão de esperar 23 dias para o ver fora da Casa Branca.