sábado, 31 de agosto de 2019

O topo do mundo para o Jorge Fonseca

Eu nunca tinha ouvido falar no Jorge Fonseca e ontem fui surpreendido com a notícia de que se tinha sagrado campeão do mundo de judo na classe -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov. As televisões repetiram muitas vezes aquela notícia e anunciaram que, pela primeira vez, um judoca português tinha sido campeão mundial.
Para quem, como eu, pensava que o judo português era a Telma Monteiro e a sua sempre adiada ascensão ao topo do mundo, foi muita surpresa mas também foi uma grande satisfação. O hino nacional foi ouvido em Tóquio e foi muito emocionadamente cantado pelo Jorge Fonseca, que nasceu em São Tomé e Príncipe, mas que veio para Lisboa há cerca de 15 anos. Disse ele que ouvir o hino foi uma situação incrível e que esperava voltar a ouvi-lo muitas vezes, o que é muito animador quando estamos a um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Poucos imaginam os sacrifícios, as privações, o trabalho e a persistência que são exigidos na preparação dos atletas de alta competição, mas o título de Jorge Fonseca certamente que o compensa de tudo isso.
Os jornais generalistas portugueses deram a notícia em primeira página, mas com muita discrição, enquanto dois jornais desportivos esqueceram o futebol por um dia e perceberam a importância do feito atlético do Jorge Fonseca, dedicando-lhe toda s sua primeira página. Aqui fica, também, o meu aplauso porque, exceptuando os hoquistas, são muito raros os campeões do mundo portugueses.