sábado, 20 de julho de 2019

O radical Boris e a sua luta pelo Brexit

A edição de hoje da revista alemã Der Spiegel foi buscar inspiração à revista americana Mad, que foi criada em 1952 e teve grande sucesso ao apostar no humor satírico. Assim, decidiu utilizar o mesmo lettering e a mesma imagem da Mad para caricaturar e ridicularizar Boris Johnson, ex-mayor de Londres e Secretário de Estado para os Assuntos Externos e Commonwealth entre 2016 e 2018, no governo de Theresa May.
Boris Johnson é uma personagem extravagante de 55 anos de idade, mas é o favorito para suceder a Theresa May como líder do Partido Conservador e como primeiro-ministro britânico, sendo um apoiante do Brexit, com ou sem acordo, prometendo concretizá-lo na data prevista de 31 de Outubro. O seu adversário directo é Jeremy Hunt que parece ser bem mais moderado e que o substituíu no mesmo cargo no governo britânico. Dentro de três dias será conhecida a decisão dos cerca de 160 mil membros do Partido Conservador, ou seja, serão apenas 160 mil britânicos a decidir quem será o novo primeiro-ministro e passará a dirigir o Brexit. A imprensa britânica tem tomado posição a favor de um ou de outro candidato, mas a revista Der Spiegel também entrou na campanha e explica como Johnson tem incitado os seus compatriotas contra a Europa.
Boris Johnson é, de facto, a figura da campanha pelo seu radicalismo e tem o apoio de Donald Trump que já disse achar que ele fará um óptimo trabalho e estar ansioso por trabalhar com ele, mas este apoio pode bem vir a ter um efeito preverso. Por outro lado, o antigo primeiro-ministro britânico Gordon Brown, que por acaso é escocês, já declarou que Johnson pode vir a ser o último primeiro-ministro de “um reino unido”, pois a sua vitória pode significar a desagregação do Reino Unido e o fim da união com a Escócia que tem cerca de 300 anos.
Entretanto, o lider trabalhista Jeremy Corbyn já vem pedindo um segundo referendo, mas passou muito tempo na expectativa e agora parece ser tarde para que o Parlamento adopte outra via.
O facto é que o Brexit se tem revelado uma trapalhada e com a provável vitória de Boris Johnson, a trapalhada irá dar origem a uma derrocada de contornos imprevisíveis mas muito graves, o que aliás é sugerido pela caricatura de Boris no Der Spiegel.