sexta-feira, 27 de maio de 2022

A nau Victoria a fazer... História ao vivo

A cidade de Avilés é a terceira maior cidade do Principado das Astúrias e o seu porto é o segundo maior daquela região, logo a seguir ao porto de Gijón. Nos últimos dias tem estado atracada no porto a réplica da nau Victoria, que foi construída nos estaleiros da Isla Cristina, em Huelva, por ocasião da Exposição Universal de Sevilha de 1992.
A nau Victoria foi o navio em que Juan Sebastián de Elcano concluiu a primeira volta ao mundo em 1522, mas que antes tinha sido comandado por Duarte Barbosa, cunhado de Fernando de Magalhães e que lhe sucedera no comando da expedição após a sua morte em Abril de 1521, na ilha de Mactan.
A base da réplica da nau Victoria é o porto de Cádis, mas segundo refere o jornal La Voz de Avilés, “realmente, pocas veces está parado porque navega por Europa dando a conocer la gran hazaña de Magallanes y Elcano”. De facto, as actividades da réplica são destinadas a promover a epopeia espanhola e são geridas pela Fundación Nao Victoria. Assim, a réplica antes esteve na Corunha e, depois desta visita a Avilés, seguirá para Laredo, na Cantábria e, depois, para Bordéus, em França. Em setembro navegará para Sevilha, para estar presente nas cerimónias finais das comemorações dos 500 anos da volta ao mundo de 1519-1522. Naturalmente, a nau Victoria vai cumprindo a sua missão de promover a Espanha e estará aberta a visitas em todos os portos. No caso de Avilés as entradas custam 5 euros para adultos, 3 euros para jovens dos 5 aos 10 anos e 13 euros para famílias. É um caso de História ao vivo e de divulgação histórica, mas também de boa promoção, que se financiam a si mesmo, ou um caso de pay yourself first.