sexta-feira, 11 de junho de 2021

Cristiano Ronaldo é o verdadeiro Mr. Euro

A televisão tornou o futebol num bom exemplo da aldeia global, mostrando os treinadores e os jogadores a circular por diferentes países, o que vem fazendo das grandes equipas de futebol umas verdadeiras multinacionais. O mundo dos negócios do futebol e o espectáculo futebolístico deixaram de ter fronteiras. Por isso, o EURO 2020, que hoje se inicia em Roma, é uma competição que interessa aos entusiastas do futebol de todo o mundo e, em especial, na Europa e na América Latina, sendo objecto de notícia em muitos orgãos da comunicação social. A prova disso está, por exemplo, na edição de ontem do jornal desportivo mexicano Récord.
O jornal dedica toda a sua primeira página ao Mr. Euro, que é Cristiano Ronaldo e, com grande destaque, escreve:

CRISTIANO RONALDO se hará leyenda máxima del torneo de selecciones del Viejo Continente: se convertirá en el ÚNICO futbolista en jugar CINCO Eurocopas, está a un GOL del récord absoluto y va por la marca de más JUEGOS. Será HISTÓRICO en el Grupo de la Muerte ante Francia y Alemania.

Este destaque de um jornal mexicano não admira, pois Cristiano Ronaldo é realmente uma figura mundial do futebol. Desde 2002, tornou-se campeão na Inglaterra, na Espanha e na Itália, participou em dez grandes torneios – quatro Europeus, quatro Mundiais, uma Taça das Confederações e uma Liga das Nações. Ganhou a Liga dos Campeões por cinco vezes pelo Manchester United e pelo Real Madrid. Pela selecção portuguesa foi campeão da Europa em 2016 e é o seu maior goleador, tendo marcado 103 golos em 173 jogos. Ronaldo está com 36 anos de idade e parece que essa idade já é um bocado avançada para jogar futebol. Veremos. Porém, o que aqui se assinala é a homenagem que o jornal mexicano Récord presta ao Cristiano Ronaldo, ou ao Mister Euro!

A festa do EURO 2020 começa em Roma

O Campeonato da Europa de Futebol de 2020 ou 2020 UEFA European Football Championship, que foi adiado devido à pandemia, vai começar hoje e irá decorrer até ao dia 11 de Julho. Hoje, muitos jornais europeus assinalam o arranque deste UEFA EURO 2020 (ou 2021), destacando-se o jornal Le Parisien que, em vez de incitar os jogadores a ganhar como faz quase toda a imprensa, trata de dedicar a sua capa à festa. Simplesmente à festa. É isso mesmo, que la fête commence!
Visto nessa perspectiva, por certo que a competição vai ser mais interessante e que nos vai ajudar a recuperar dos traumas culturais que a pandemia nos trouxe.
São 24 equipas nacionais, 31 dias de competição e 51 jogos a disputar em 11 cidades – Amesterdão, Baku, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Glasgow, Munique, São Petersburgo, Sevilha, além de Roma, onde hoje começa o torneio com o jogo Itália-Turquia, e de Londres, onde terminará o campeonato. Em todos os estádios serão permitidos adeptos, embora com as suas lotações mais reduzidas do que o habitual.
Nestas alturas, muitos revelam as suas ambições e a sua confiança num bom resultado. Há os favoritos do costume. E a equipa portuguesa também faz parte desse grupo. Então, que esteja à altura das circunstâncias e que, para alegria de todos os portugueses, possa revalidar o seu título de Campeão da Europa que ganhou numa final em Paris em 2016.
As televisões irão transmitir muitos jogos e espera-se que tenhamos bons espectáculos para nos ajudarem a vencer a situação pandémica que ainda atravessamos e, se possível, com o espírito de festa que interessa nestas coisas.