sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Um navio de 400 metros de comprimento!

O diário francês Le Figaro publica na primeira página da sua edição de hoje uma fotografia do novo porta-contentores francês que foi baptizado com o nome de Antoine de Saint-Exupéry. O navio gigante foi construido nos estaleiros do Havre por encomenda do armador francês CMA-CGM e é o terceiro maior porta-contentores do mundo, pois tem 59 metros de largura e 400 metros de comprimento, isto é, mais do que o comprimento de quatro campos de futebol ou mais de cinco Airbus-380. É uma obra-prima e um orgulho da arquitectura e da construção naval francesas.
Este gigante dos mares pode transportar 20.600 contentores e, se fossem alinhados numa só fila, teria uma extensão de 123 quilómetros. A potência da sua máquina é de 100.000 CV, isto é, dez vezes superior à potência de um reactor de um Airbus, o que lhe assegura uma velocidade de 22 nós. O calado do Saint-Exupéry é de 16 metros o que apenas lhe permite entrar em portos de águas profundas e com terminais multimodais, o que significa que não poderá ser visto em Lisboa e que, eventualmente, só poderia entrar em Sines.
Até agora, os maiores navios gigantes que têm alimentado o comércio entre a Ásia e a Europa, eram chineses ou de armadores de Hong Kong, mas os franceses decidiram entrar nesse negócio, inclusive por razões de prestígio nacional.