O diário francês Le
Figaro publica na primeira página da sua edição de hoje uma fotografia
do novo porta-contentores francês que foi baptizado com o nome de Antoine de Saint-Exupéry. O navio
gigante foi construido nos estaleiros do Havre por encomenda do armador francês
CMA-CGM e é o terceiro maior porta-contentores do mundo, pois tem 59 metros de
largura e 400 metros de comprimento, isto é, mais do que o comprimento de
quatro campos de futebol ou mais de cinco Airbus-380. É uma obra-prima e um
orgulho da arquitectura e da construção naval francesas.
Este gigante dos
mares pode transportar 20.600 contentores e, se fossem alinhados numa só fila,
teria uma extensão de 123 quilómetros. A potência da sua máquina é de 100.000
CV, isto é, dez vezes superior à potência de um reactor de um Airbus, o que lhe
assegura uma velocidade de 22 nós. O calado do Saint-Exupéry é de 16 metros o que apenas lhe permite entrar em
portos de águas profundas e com terminais multimodais, o que significa que não
poderá ser visto em Lisboa e que, eventualmente, só poderia entrar em Sines.
Até agora, os
maiores navios gigantes que têm alimentado o comércio entre a Ásia e a Europa,
eram chineses ou de armadores de Hong Kong, mas os franceses decidiram entrar
nesse negócio, inclusive por razões de prestígio nacional.