terça-feira, 17 de março de 2020

A imprevisível evolução do coronavírus


O jornal catalão El Punt Avui está alinhado com a luta pela independência da Catalunha e resultou da fusão que aconteceu em 2011 entre dois jornais rivais catalães - o El Punt, de Girona, e o Avui, de Barcelona. O jornal publica-se em catalão e, por isso, a sua circulação é limitada à Catalunha.
Hoje, tal como inúmeros jornais europeus, o El Punt Avui tem como tema principal que destaca na sua primeira página a crise que o covid-19 está a provocar, mas utiliza uma forma singular e bem original. Enquanto a generalidade dos jornais ilustra as suas edições com fotografias de praças vazias, de comércio fechado e de gente com máscaras, completadas com declarações de líderes políticos, com a contabilidade da tragédia ou com palavras de ordem dirigidas às populações, o jornal catalão apresenta aos seus leitores a curva, isto é, a representação gráfica da evolução da epidemia na Catalunha, da qual não se conhece o modelo matemático que nos possa indicar a previsão do aparecimento do pico ou máximo daquela função. Nessa curva pode observar-se a evolução que se está a verificar na região autónoma da Catalunha, onde o primeiro infectado foi detectado no dia 25 de Fevereiro e em que, vinte dias depois, já estão identificados 1.394 infectados e já aconteceram 18 mortes (na Espanha são 11.178 infectados e 491 mortes).
Porém, o jornal não resiste e aproveita esta oportunidade para responsabilizar Madrid e o governo espanhol por demorarem nas decisões necessárias ao controlo da situação, aliás como também acontece por cá com alguns sectores socio-profissionais, em que aparecem alguns “especialistas” que acusam as autoridades de não serem rápidas a tomar medidas e aproveitam para, de forma dissimulada mas atrevida, fazerem as suas exigências corporativas. São oportunistas que, numa altura tão séria e grave como esta, não são precisos para nada.