segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Uma forte vaga de calor chegou a Portugal

Uma intensa vaga de calor está a afectar o território continental português, havendo notícias de grandes incêndios nas regiões de Castelo Branco, Ourém, Odemira, Mangualde e Proença-a-Nova, entre outras. Depois dos incêndios que devastaram extensas áreas do Canadá, da Califórnia e dos países da orla mediterrânica europeia, sobretudo a Grécia e o sul da Itália, parece ter chegado a vez de Portugal enfrentar esta situação que, entre outras coisas, mostra como se agravam os efeitos das alterações climáticas. Há muitas centenas de bombeiros e muitos meios aéreos envolvidos no combate aos incêndios, que resultam sempre em em enormes perdas para as comunidades e para o património natural.
O jornal el Periódico de Extremadura que se publica em Cáceres, destaca na sua edição de hoje o “fuego en la frontera portuguesa”, com uma fotografia que mostra a violência dos incêndios florestais, mas que também evidencia as preocupações do outro lado da fronteira.
Entretanto, anunciam-se temperaturas acima dos 40 graus e há seis distritos sob aviso vermelho, o mais grave de todos, pelo que são muito grandes as preocupações das autoridades portuguesas, havendo a hipótese de recorrerem à cooperação internacional. Assim, o Mecanismo Europeu de Protecção Civil já terá sido accionado e alguns meios aéreos já estarão posicionados em Portugal para cooperarem com os serviços nacionais de protecção civil.
Um verdadeiro sufoco!