sábado, 27 de junho de 2020

O calor e os riscos da corrida às praias

Numa altura em que aumentam os receios de estar a chegar uma segunda vaga da pandemia do covid-19, pelos preocupantes sinais que chegam dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e de Portugal, mas também de muitos outros países, a notícia que mais impressionou o mundo foi a vaga de calor que assolou o Reino Unido e a corrida que muitos milhares de pessoas fizeram em direcção à beira-mar e, em especial, à praia de Bournemouth, situada na costa sudoeste da Inglaterra e a cerca de 170 quilómetros de Londres. 
Foi um caos, como escreveu o jornal londrino i, com as estradas de acesso à praia a congestionaram-se, as pessoas a acamparem um pouco por todo o lado e com o extenso areal coberto por milhares de pessoas que esqueceram o covid-19, bem como as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao distanciamento social. A fotografia da enorme aglomeração de gente na praia de Bournemouth foi publicada em vários jornais internacionais e teme-se que este caso possa ter gerado novas infecções em cadeia. 
O Reino Unido já contabiliza quase 45 mil óbitos devido à pandemia, apenas sendo superado nesta triste estatística pelos Estados Unidos e pelo Brasil. Este caso é, por isso, um aviso para os países do sul da Europa e para a corrida às praias que naturalmente se vai intensificar nos dois meses que se aproximam, pelo que não basta que as autoridades tomem medidas preventivas, sendo muito necessário que os níveis de responsabilização social sejam assumidos pela população. Será que as televisões conseguem ter um pouco de imaginação e dar uma ajuda na sensibilização da população?