segunda-feira, 11 de abril de 2022

A escolha dos franceses: Macron ou Le Pen

As eleições presidenciais francesas são um acontecimento político muito importante para a Europa, sobretudo no actual quadro de guerra que se vive no leste europeu e, por isso, são destacadas hoje no jornal Le Figaro, mas também pela imprensa mundial.
Na primeira volta que ontem se disputou, o candidato Emmanuel Macron obteve 28,3% dos votos e a candidata Marine Le Pen conseguiu 23,6%, pelo que irão de novo a votos no próximo dia 24 de Abril. Pelo caminho ficaram dez outros candidatos, com destaque para Jean-Luc Mélenchon que obteve 20,8% dos votos.
Significa que a França ficou com um quadro muito semelhante ao que teve nas anteriores eleições presidenciais de 2017, pois voltará a ter os mesmos candidatos na segunda volta. Nessas eleições, Macron obteve 24,01% na primeira volta realizada no dia 23 de Abril de 2017 e Le Pen ficou-se pelos 21,3% dos votos. Depois, na segunda volta realizada no dia 7 de Maio, Macron chegou aos 66,1% e Le Pen obteve apenas 33,9% dos votos.
Os comentadores especializados dizem que em 2022 não vai ser como em 2017, o que as sondagens também estão a confirmar, além de que o próprio Emmanuel Macron já declarou que “não nos enganemos, nada está decidido”.
A escolha dos franceses preocupa a Europa, pois parece que muitos tenderão a favorecer os candidatos que melhores garantias lhes ofereçam quanto à qualidade de vida, ao emprego e à melhoria do poder de compra, isto é, ao seu interesse pessoal imediato. Porém, numa altura em que o conflito ucraniano está na ordem do dia, os europeus esperam que o futuro presidente da França possa contribuir para a estabilidade e para o apaziguamento no leste europeu e que não atire mais gasolina para a fogueira.