terça-feira, 6 de junho de 2023

O maior navio do mundo é o MSC Loreto

O diário EuropaSur que se publica na cidade de Algeciras, na província espanhola de Cádiz, destaca na sua edição de hoje a presença no seu porto do MSC Loreto, o maior portacontentores do mundo, que pertence à Mediterranean Shipping Company (MSC).
O navio tem bandeira de conveniência liberiana, tem 399 metros de comprimento e 60 metros de largura, pelo que “a superfície do seu convés é de cerca de 24.000 metros quadrados, o que equivale a 3,5 campos de futebol”. Foi construído na China pelos Yangzijiang Yangzi Xinfu Shipbuilding, tendo entrado ao serviço em 2023. Na sua primeira viagem para a Europa largou do porto chinês de Ningbo no dia 19 de Abril e depois de Roterdão, Antuérpia e Felixstowe, visitou o porto de Algeciras. 
O navio tem uma tripulação de 25 profissionais altamente qualificados e tem capacidade para transportar 24.346 TEU (Twenty-foot Unit Equivalent), o que aproximadamente significa que o navio pode receber 24.346 contentores de 20 pés de comprimento, por 8 pés de largura e 8 pés de altura.
A imponência do navio despertou a curiosidade pública pelo que as autoridades portuárias de Algeciras organizaram cinco visitas guiadas nas quais 750 pessoas tiveram a oportunidade de visitar demoradamente o navio, com a curiosidade das inscrições para a visita se terem esgotado rapidamente. O MSC Loreto impressiona por tudo, principalmente pelos seus 399 metros de comprimento, pelos 24.346 contentores que pode transportar e, sobretudo, por ter uma tripulação de apenas 25 elementos!