segunda-feira, 24 de julho de 2023

Vingegaard festejou a vitória no Tour

Terminou a 110ª edição do Tour de France, uma das mais populares e mais duras provas do desporto internacional, com a televisão a mostrar como alguns milhões de pessoas aplaudiram os ciclistas nas estradas francesas com um entusiasmo indescritível.
Enquanto somatório de muitas etapas de alta montanha, a prova é também um somatório de desafios e de maratonas que, durante três semanas, muito exigem das capacidades físicas e emocionais dos atletas que, nesta edição, percorreram 4.405 quilómetros. A prova deste ano não decepcionou os adeptos do ciclismo e todos assistimos a grandes lutas protagonizadas por dois dos mais famosos ciclistas da actualidade, com o dinamarquês Jonas Vingegaard a superiorizar-se ao esloveno Tajed Pogacar, um resultado que hoje é destacado na edição do jornal espanhol Marca.
Partiram 176 ciclistas de Bilbau, mas apenas 150 chegaram a Paris, entre os quais dois portugueses: Nélson Oliveira da espanhola Movistar classificou-se no 53º lugar da classificação final e Rui Costa da belga ICW, que já foi campeão mundial, ficou-se pela 67ª posição. Merecem o nosso aplauso pois chegaram ao fim e ambos na primeira metade da classificação geral. 
Para o ano há mais, mas Jonas Vingegaard já veio declarar que espera ganhar cinco Tours, o que significa que ainda quer ganhar mais três vezes. O problema vai ser Tajed Pogacar e, quem sabe, se também o nosso João Almeida, que este ano se classificou em 3º lugar no Giro d'Italia.