segunda-feira, 6 de abril de 2020

Europa Ocidental está no olho do furacão

O jornal espanhol ABC destaca em primeira página na sua edição de hoje as fotografias dos primeiros-ministros de seis países da Europa Ocidental, com a indicação das percentagens de apoio popular que as suas medidas de combate à pandemia do covid-19 têm suscitado. Apesar de ser um assunto interessante, é de lamentar que o jornal tenha evidentes e inoportunos objectivos políticos contra Pedro Sánchez, porque ao mostrar que ele tem o mais baixo apoio de entre todos os líderes da Europa Ocidental, acaba por se colocar num patamar crítico e de fora de uma união nacional que nesta altura é essencial para ultrapassar a grave situação por que passa a Espanha. Não é a altura de atacar primeiros-ministros. Inversamente, António Costa surge nesta apresentação como o líder com mais apoio popular da Europa Ocidental, com a particularidade de ter os apoios do principal partido da oposição e de uma muito larga maioria parlamentar.
O facto é que a pandemia assentou arraiais nesta faixa do continente europeu e que a Europa Ocidental está no olho deste furacão. Nos seis países considerados, verifica-se que, segundo os números mais recentes, já houve 43.419 óbitos em consequência do covid-19, repartidos por Itália (15.887), Espanha (12.641), França (8.078), Reino Unido (4.934), Alemanha (1.584) e Portugal (295). Como até agora estão contabilizados 65.509 óbitos em todo o mundo devidos ao covid-19, significa que nestes seis países da Europa Ocidental aconteceram 66% dessas fatalidades. Os países que desde o século XVI dominaram o mundo e que, provavelmente, têm os mais elevados índices civilizacionais da humanidade, são aqueles que mais estão a sofrer com a pandemia do covid-19
Já apareceram algumas teorias explicativas, mas nenhuma delas parece convincente. Será uma consequência de estilos de vida? De hábitos de consumo? De práticas de higiene? Ora aí está mais um tema a merecer a atenção da investigação científica, até porque pode ajudar a resolver ou a atenuar o problema.