segunda-feira, 6 de junho de 2011

Portugal é demasiado pequeno

Durante a recente campanha eleitoral ouvi dizer que “o mundo tinha os olhos postos em Portugal”.
Não me parecia que isso pudesse suceder porque, na minha opinião, os problemas portugueses não tinham dimensão suficiente para atrair o interesse dos mass media internacionais e me pareciam ser muito ampliados pelo eixo Berlim-Paris, pelos eurocratas de Bruxelas e por algumas forças políticas nacionais. No entanto, o calor da disputa eleitoral fez com que diversos actores políticos tivessem repetido aquela ideia, certamente para atrair alguns eleitores e alguns votos emocionais.
No dia 6 de Junho fui consultar as capas de algumas dezenas dos grandes jornais internacionais europeus e americanos e verifiquei que a final do Torneio de Roland Garros e a vitória de Rafael Nadal é destacada na generalidade das primeiras páginas desses jornais, enquanto as eleições portuguesas aparecem apenas na primeira página de alguns jornais espanhóis, luxemburgueses e brasileiros, mas sempre com menor destaque do que o famoso torneio francês de ténis.
Na realidade, Portugal é demasiado pequeno!

Uma nova maioria política

As eleições legislativas ontem realizadas em Portugal deram origem a uma nova maioria política e abriram caminho à formação de um novo governo. Porém, em certa medida, o grande vencedor das eleições foi o “partido abstencionista” (41%), embora esse número esteja calculado com base nos 9,4 milhões de eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, o que não é nada credível.
Pelas diversas declarações produzidas antes das eleições, se nenhum partido obtivesse a maioria absoluta, deveria ser encontrada uma solução governativa de maioria. Essa coligação parece estar concretizada entre o PSD e o CDS e, no quadro de dificuldades por que passamos, esta coligação é uma solução mais estável do que o anterior governo minoritário do PS. Terá uma maioria parlamentar de 57% dos deputados (PSD = 108 + CDS = 24), mas a maioria social será apenas de 50,3% (PSD = 38,6% + CDS = 11,7 %), que é muito mais escassa e instável.
Porém, os três maiores partidos assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a troika (UE, BCE e FMI) e, por isso, no governo ou fora dele, terá de haver convergências e sentido de responsabilidade para que o MoU seja cumprido. E nesse aspecto, um compromisso com o PS (28,1%), que se manifestou disponível para o diálogo e o entendimento, pode elevar a maioria parlamentar para 89,0% e a maioria social para 78,4%, ou seja, pode reforçar as hipóteses de sucesso da governação – travar a dívida, reduzir o défice, acelerar o crescimento económico e criar emprego.
De facto, eu creio que sem uma ampla base social de apoio que permita enfrentar a crise que aí vem e mudar as mentalidades de quem governa e de quem é governado, aquelas metas são uma quase utopia.