terça-feira, 16 de maio de 2023

O triunfante périplo europeu de Zelensky

Volodymyr Zelensky acaba de concretizar uma notável vitória política ao realizar um périplo europeu em que visitou o Papa Francisco e os principais líderes europeus, mas em que também recebeu o prestigiado Prémio Internacional Carlos Magno, na cidade alemã de Aachen.
Esse périplo começou em Roma com Giorgia Meloni, continuou em Berlim com Olaf Scholz, prosseguiu em Paris com Emmanuel Macron e terminou em Chequers, na residência de campo do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak. Nunca houvera uma ofensiva diplomática ucraniana tão expressiva como esta e a imprensa deu-lhe a devida cobertura, sobretudo no Reino Unido, onde a fotografia do abraço entre Sunak e Zelensky apareceu em todos os jornais de referência.
De acordo com as declarações que foram conhecidas, Zelensky pediu mais apoio em armamento e recebeu a confirmação da solidariedade dos líderes europeus, bem como a promessa de mais fornecimentos de armas e, eventualmente, de aviões de combate. A Alemanha já tinha anunciado uma ajuda militar de 2,7 mil milhões de euros, a França prometeu fornecer tanques AMX-10RC e o Reino Unido avançou com o fornecimento de centenas de drones de ataque. Porém, pouco se sabe quanto ao eventual fornecimento de aviões de ataque que terá sido o principal pedido de Zelensky. Segundo o jornal The Guardian foram manifestadas em Londres algumas preocupações pelo fornecimento de “equipamentos militares cada vez mais letais”, tendo sido dito que em vez de "escalar o conflito fornecendo armas cada vez mais letais, o Reino Unido deveria estar pedindo negociações para acabar com a guerra".
Não se sabe tudo o que foi discutido nos diversos encontros de Zelensky com os líderes europeus mas, para além dos abraços de solidariedade e da promessa de continuação do apoio militar, certamente, também se falou sobre a forma de acabar com a guerra, conforme muita gente vai pedindo.