quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Argentina é campeã mundial da inflação

O diário argentino Hoy é um tablóide de distribuição gratuita que se publica na cidade de La Plata, a capital da província de Buenos Aires, que se localiza a cerca de 56 km para sueste de Buenos Aires, a cidade autónoma que é a capital federal da Argentina.
É um jornal muito popular e estima-se que tenha cerca de 400 mil leitores. Na sua última edição o jornal trouxe para a sua primeira página a notícia de que, no ano de 2018 e segundo as previsões do FMI, a Argentina teria uma inflação de 40,5%, só superada no mundo pela inflação da Venezuela, Sudão do Sul, Sudão e Irão, isto é, a Argentina é o quinto país do mundo com mais inflação.
A inflação consiste no aumento incessante dos preços quando a procura supera a oferta e é um problema económico e social sério, porque corrói todo o ciclo económico e afecta sobretudo as pessoas de menores rendimentos. No caso argentino, a inflação em 2017 já atingira 24,8%, o que significa que o país está perante uma situação económica muito difícil.
A notícia foi objecto de uma ilustração original e muito criativa em que Mauricio Macri, o actual presidente da República Argentina, sobe ao pódio com a camisola amarela que simboliza o 1º lugar nesta competição da inflação e parece gritar: Somos campeones!
É caso para dizermos que, aqui neste canto ocidental da Europa que se chama Portugal, a inflação é coisa de que já não se fala há muito tempo e esse facto bem tem ajudado a que se vá vivendo na euforia consumista a que assistimos.