terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Eficiência na busca e salvamento marítimo

O Açoriano Oriental, um jornal fundado em 1835 na cidade de Ponta Delgada e que é o mais antigo jornal português, destaca na sua edição de hoje que a “Marinha salvou 163 vidas no mar dos Açores em 2022”. A mesma notícia revela que os Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) ou Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo geridos pela Marinha Portuguesa, no ano de 2022 intervieram em 458 acções de busca e salvamento marítimo e que foram salvas 516 vidas.
A análise regional destes resultados mostra que o MRCC Lisboa interveio em 291 ocorrências e salvou 332 pessoas, que o MRCC Delgada actuou em 144 incidentes e salvou 163 pessoas e que o MRCC Funchal interveio em 23 acções e salvou 21 pessoas.
No caso do MRCC Delgada nunca tinham sido salvas tantas vidas, tendo sido superados os 142 salvamentos registados em 2018. A área de intervenção do MRCC Delgada estende-se muito para além do arquipélago dos Açores, uma vez que dos 5,8 milhões de km2 de busca e salvamento nacional (63 vezes maior que o território nacional), a área de responsabilidade açoriana tem 5,2 milhões de km2, sendo a maior região de busca e salvamento da Europa e a segunda maior do Atlântico Norte.
Os MRCC são operados por militares da Marinha num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, que assim garantem a coordenação de todas as acções de busca e salvamento nas respectivas áreas de responsabilidade. Segundo revela a notícia, a taxa de sucesso deste serviço situa-se, em média, acima de 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial.