segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Navegar é preciso, viver não é preciso

O diário A Voz de Cádiz destacou na sua edição de ontem a partida do navio-escola Juan Sebastián de Elcano da Armada Espanhola para o seu 95º cruzeiro de instrução, com uma fotografia ocupando toda a sua primeira página, a mostrar o interesse que a imprensa gaditana dedica àquele navio.
A bordo deste quase centenário navio seguem 180 tripulantes e 74 guardas-marinhas para uma viagem de seis meses em que atravessarão o oceano Atlântico duas vezes e contornarão a América do Sul. Serão 18 mil milhas de navegação com escalas em Santa Cruz de Tenerife nas ilhas Canárias, Rio de Janeiro (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Punta Arenas (Chile), El Callao (Perú), Cartagena de Indias (Colombia), Puerto Limón (Costa Rica), Pensacola e Nova Iorque (Estados Unidos), terminando em Marin na Galiza, isto é, dez portos de sete países. Será a 16ª vez que o Elcano passará do Atlântico para o Pacífico. O jornal destaca a missão do navio como “embajador e navegante” e a importância desta viagem de seis meses para a formação dos futuros oficiais da Marinha espanhola “como personas y como marinos”.
As viagens de instrução são um elemento essencial para a formação marinheira dos oficiais de todas as Marinhas e completa a aprendizagem técnico-profissional de natureza académica. Em Portugal é o navio-escola Sagres que cumpre essa missão de embaixador e de escola de marinheiros, mas o que aqui se salienta é que, ao contrário do que faz A Voz de Cádiz, não há memória de que alguma vez um jornal português tivesse destacado a largada do navio-escola Sagres para as suas viagens de instrução.
Como escreveu Caetano Veloso na sua canção-poema Os Argonautas, “navegar é preciso, viver não é preciso”...