sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Marta Temido, a pandemia e o aplauso

Atravessamos uma enorme crise pandémica cujas consequências vemos expressas todos os dias em comunicados que nos dão a dimensão de uma tragédia, mas para além desta realidade há uma crise económica e social que se vai revelando e cujos contornos são imprevisíveis. 
Vivemos num templo absoluto de incerteza para o qual não estávamos preparados e, quando estas situações acontecem, revelam-se as pessoas que se mostram à altura das circunstâncias e aquelas que “abandonam o barco”, que fogem às suas responsabilidades e se refugiam na crítica ao que corre menos bem.
Na primeira linha deste combate estão o SNS e os profissionais de saúde que, todos os dias, se arriscam nos hospitais e nos centros de saúde, mas do outro lado está a irresponsável crítica das ordens profissionais, o oportunismo dos que pretendem tirar vantagem da situação que vivemos e, sobretudo, o lamentável comportamento de muitos jornalistas, muitas vezes mentiroso, manipulador e ausente de ética profissional. Numa altura em que deveriam cumprir o seu dever social de transmitir confiança à população e apoiar os esforços das autoridades de saúde, muitos jornalistas fogem ao esclarecimento dos telespectadores, dos ouvintes ou dos leitores, procurando descobrir sensacionalismo naquilo que sai da norma ou que não correu bem. Alguém já chamou a este vergonhoso comportamento o “assador mediático”, para o qual contribuem jornalistas e comentadores irresponsáveis. Naturalmente que há erros mas, tal como dizia Bento de Jesus Caraça, que não receava o erro porque estava sempre pronto a emendá-lo, também agora se emendam os erros de um plano que, por definição, tem que ser flexível e ajustado às novas evidências.
Assim, aqui se presta homenagem a Marta Temido, a corajosa Ministra da Saúde, que para além de enfrentar as incertezas desta pandemia e os inoportunos ataques de alguns adversários políticos, ainda tem que conviver com muitos daqueles que desprestigiam a ética e a deontologia jornalísticas. Bravo!